Em Mato Grosso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu mais de 47 mil ocorrências em 2024, uma média de 128 atendimentos médicos por dia, segundo dados divulgados, nesta segunda-feira (14), pelo Governo do estado. Desse número, 3.427 foram trotes (7,2%), o que equivale a 9 acionamentos falsos por dia, aproximadamente.
O trote envolvendo serviços de emergência, como o Samu, é crime previsto no Código Penal com pena de um a três anos de prisão e multa.
Em um dos casos, o Samu foi acionado com a falsa denúncia de uma bomba dentro de um prédio, no centro de Cuiabá. Duas ambulâncias foram disponibilizadas para atender a ocorrência. Além disso, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também foram mobilizados.
Ao todo, a movimentação durou entre 2 e 3 horas até descobrirem que se tratava de um trote.
O Samu alerta que a equipe deve ser acionada somente em casos de acidentes, como capotamento, colisão e outros mais graves envolvendo o trânsito. A equipe também atende casos clínicos, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio (IAM).
Os trotes atrapalham o trabalho do orgão e a prestação de socorro a quem realmente precisa. A Central de Regulação do Samu funciona 24h e atende a todos os municípios do estado no telefone 192.
A Justiça ainda entendeu que, neste caso, a culpa é dividida entre a motorista Rafaela…
Caso não cumpram a decisão, poderá ser expedido mandado de reintegração forçada, com autorização para…
A investigação apontou ainda que o amigo entregou a localização da vítima aos suspeitos. Outros…
A vítima foi identificada como Juraci Pereira e recebeu a descarga enquanto ajustava uma peça…
Um adolescente de 16 anos morreu e o irmão gêmeo ficou em estado gravíssimo após…
Certame vai recompor quadro efetivo da universidade e fortalecer ensino, pesquisa e pós-graduação em MT…