Categories: Featured

Justiça torna réus enfermeira e farmacêutico por morte de grávida e bebê

A juíza Helícia Vitti Lourenço, da 12ª Vara Criminal de Cuiabá, aceitou a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) contra o farmacêutico Linaudo Jorge de Alencar e a técnica de enfermagem Paula Cristina dos Reis Moura. Ambos se tornaram réus por homicídio culposo e aborto culposo, após a morte de Elaine Ellen Ferreira Vasconcelos, de 32 anos, e de sua filha ainda no útero, em abril de 2023.

O caso ocorreu em uma farmácia no bairro Tijucal, em Cuiabá. Elaine, grávida de oito meses, procurou o estabelecimento acompanhada de sua mãe para receber uma aplicação do medicamento Neo Cebetil Complexo, um coquetel vitamínico. Mesmo sem prescrição médica, a técnica de enfermagem realizou a aplicação com autorização de Linaudo, proprietário da farmácia.

Durante a aplicação, Elaine começou a apresentar sinais de reação alérgica grave, como dores intensas, inchaço nos lábios e pernas, e espasmos. Apesar dos sintomas, os profissionais de saúde minimizaram a gravidade da situação, atribuindo os sinais a uma simples queda de pressão. A ajuda médica foi acionada apenas após insistência de familiares, cerca de 30 minutos depois do início da reação alérgica.

Quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou, Elaine já estava sem sinais vitais. Ela foi encaminhada ao Hospital Santa Helena, onde sua morte e a do bebê foram confirmadas. O laudo da necrópsia apontou anafilaxia como causa da morte da gestante e asfixia intrauterina como causa da morte do feto.

O Ministério Público argumenta que os denunciados agiram com negligência e imperícia, ao não exigirem prescrição médica para a aplicação do medicamento e ao retardarem o socorro adequado. A juíza determinou que os réus sejam citados para apresentar defesa no prazo legal. O processo segue em tramitação na Justiça mato-grossense.

O Noroeste

Recent Posts

Presidente prevê baixa renovação na Assembleia e aposta em reeleição de até 23 deputados

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), apesar de…

10 horas ago

Justiça aponta falta de provas e livra ex-deputado estadual de pagar R$ 4,9 milhões em MT

A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada de Ações Coletivas, absolveu o ex-deputado estadual…

10 horas ago

Pivetta nega definição de Fábio Garcia como vice em sua chapa: “boato” I MT

Vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), pré-candidato do partido ao governo, em entrevista à…

10 horas ago

Menina de 3 anos morta afogada em parque aquático no ES era de MT e curtia 1ª viagem à praia

Parque aquático está com alvará vencido desde 2022 e ficará fechado durante esta semana. Menina…

10 horas ago

Polícia Militar continua combate às facções criminosas e deflagra segunda fase de operação em Cáceres

O Governo de Mato Grosso segue com policiamento intensificado no combate às facções criminosas na…

10 horas ago

Operação do Ibama intercepta madeira nativa ilegal na região Amazônica de Mato Grosso

Uma ação fiscalizatória conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)…

10 horas ago