Categories: ALMT

Moretto celebra Free Shop em Cáceres

O deputado estadual, Valmir Moretto (Republicanos), representante da região Oeste no Parlamento não escondeu a sua satisfação após o Executivo aprovar o Free Shop de Cáceres (218 km de Cuiabá). A decisão foi informada no Palácio Paiaguás, nesta segunda (12), em reunião entre autoridades e representes da sociedade civil. O republicano considera a decisão como oportunidade para a região:

“Há uma demanda e um clamor que se arrasta há muito tempo. Toda a sociedade mobilizada para que esta ação. É uma possibilidade de negócio diferente. Dinheiro, oportunidade e riqueza nova. O governado deu sim para o free shop de Cáceres. Eu acredito que é um ponto importante para a economia de Cáceres”, destacou o deputado Moretto.

Para o governador Mauro Mendes (União Brasil), a luta pela criação da loja franca é uma reivindicação antiga da sociedade e que agora se torna realidade. Na audiência, o governador fez o compromisso de em 15 dias estar em Cáceres assinando o decreto. O texto se encontra com a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e deve seguir para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ainda nesta semana.

“Essa história é antiga. Existe pontos contra e ponto a favor. Depois de uma análise criteriosa do governo e ouvindo aqui todas essas lideranças, o governo do Estado de Mato Grosso decidiu que estaremos encaminhando amanhã  para a Assembleia Legislativa”, destacou o chefe do Palácio Paiaguás.

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB), não escondeu a satisfação em ver o anuncio do decreto da loja no município que faz fronteira com a Bolívia.

“Gostaria de agradecer novamente o deputado Moretto pelo empenho. Essa audiência foi muito importante e positiva para sensibilizar o governador para o decreto do Free Shop. Dois anos de luta. Eu estou muito feliz por que o encaminhamento foi positivo. Daqui a 15 dias vamos estar assinando esse decreto. O governador se comprometeu. É uma vitória da sociedade civil, de toda a classe política”, destacou.

A instalação do free shop ocorrerá após a regulamentação da Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que reconheceu Cáceres como cidade gêmea de San Matías (Bolívia). O empreendimento oferecerá produtos importados com isenção de impostos.

Também estavam no evento o deputado federal Nelson Barbudo; o presidente da ALMT, deputado Max Russi; os prefeitos Hector Alvarez (Mirassol D`Oeste), Gheysa Borgato (Glória D`Oeste), Marcelinho da Bem Estar (Lambari D`Oeste), Enilson Rios (Araputanga), Pabollo Victor (Rio Branco) e professor Mauto (Salto do Céu); a reitora da Unemat, Vera Maquea; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação), Dr. Leonardo (Representação do Governo) e Jordan Espindola (Gabinete do Governo); o consul boliviano em Cáceres, Davi Perez; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional de Cáceres, Cibeli Simões; o ex-senador Márcio Lacerda; entre outras autoridades.

O Noroeste

Recent Posts

Exportações em Mato Grosso somam US$ 3,2 bi em 2026

As exportações de Mato Grosso somaram US$ 3,2 bilhões em março de 2026, registrando crescimento…

3 horas ago

Em entrevista Pivetta detona gestão de Lula: “Levando o Brasil para o buraco” I Mato Grosso

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da…

4 horas ago

Bebê de 1 ano e menina de 9 anos são estuprados dentro de casa; mãe ouviu choros I MT

Um bebê de 1 ano e uma menina de 9 anos foram abusadas sexualmente por…

4 horas ago

Vídeo: carro capota após zigue-zague e motorista morre em Rondonópolis I MT

Ocupantes do veículo que estava atrás registraram o momento em que o carro oscila entre…

4 horas ago

Com 30 dançarinos, grupo de lambadão leva história ao palco em Cuiabá I MT

A última noite da programação de aniversário de Cuiabá foi dedicada ao público fiel do…

4 horas ago

Homem é preso acusado de sedar e estuprar a irmã de 14 anos; vítima era abusada desde o ano passado

Policiais militares do 3º Batalhão prenderam neste sábado (11) um homem de 19 anos suspeito…

4 horas ago