O juiz Ivan Lúcio Amarante, da 2ª Vara da Comarca de Vila Rica (MT) — Foto: Reprodução
Policiais federais cumprem, nesta quinta-feira (29), três mandados de busca e apreensão e outras ordens judiciais em Mato Grosso. Essa é a oitava fase da Operação Sisamnes, que investiga a relação de crimes de corrupção judiciária e lavagem de dinheiro. O juiz Ivan Lúcio Amarante, da 2ª Vara da Comarca de Vila Rica (MT), foi afastado do cargo.
A reportagem tenta localizar a defesa do magistrado.
As investigações começaram após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, morto a tiros em frente ao próprio escritório em Cuiabá, em 2023. A análise das mensagens e arquivos encontrados no celular da vítima revelou indícios de crimes graves, como a venda de sentenças judiciais e movimentações financeiras suspeitas, dando origem à operação da Polícia Federal (veja detalhes abaixo).
As investigações identificaram um esquema de corrupção envolvendo lavagem de dinheiro, criado para disfarçar pagamentos milionários de propinas em troca de decisões judiciais favoráveis, dadas por um magistrado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão em Mato Grosso e o magistrado foi afastado do cargo, teve seus bens e valores bloqueados, totalizando cerca de R$ 30 milhões.
O passaporte dele também foi recolhido como parte das ações da operação.
As equipes de socorro médico foram até o local, mas a vítima não resistiu aos ferimentos. O suspeito chegou a ficar cerca de uma hora aguardando a vítima sair do local.
Confira abaixo os nomes dos envolvidos na morte do advogado, de acordo com a Polícia Civil:
Segundo a Polícia Civil, eles deverão responder por homicídio duplamente qualificado pela traição, por emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido.
Ainda de acordo com a polícia, outro agravante do crime foi o fato de ter sido praticado mediante pagamento ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe.
Aulas começam na próxima segunda-feira (2); pais que não confirmaram matrícula entram automaticamente na lista…
Em fevereiro de 2026, a cultura popular toma conta do Centro Histórico de Cuiabá. E,…
Moradores do bairro Jardim Renascer viveram uma noite histórica na última sexta-feira (23), durante solenidade…
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) esteve, no último dia 23, no município de…
Pessoa idosa agora tem garantido o direito a receber demonstrativos de consumo de água, energia,…
De sábado (24) para domingo (25), o número de ocorrências teve um aumento de cerca…