Seis pessoas morreram por gripe (Influenza) em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, desde o início deste ano até agora. As informações são da Vigilância Epidemiológica do município, que reforça o alerta sobre a importância da vacinação, principalmente para crianças, idosos, gestantes e puérpera, que são considerados os públicos mais vulneráveis às complicações da doença.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cinco das vítimas estavam internadas no Pronto-Socorro de Várzea Grande. Todas eram pessoas idosas e com comorbidades. A sexta morte foi registrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Ipase, sendo um paciente de 68 anos.
Apesar das campanhas, a cobertura vacinal na cidade está em apenas 16,89%, com pouco mais de 17,5 mil doses aplicadas até agora. Com isso, a Secretaria de Saúde alertou que a gripe continua circulando e tem potencial para provocar quadros graves, principalmente no período de outono e inverno, quando aumentam os casos de síndromes respiratórias.
Entre 20 de abril e 24 de maio, as UPAs dos bairros Ipase e Cristo Rei e as Unidades Básicas de Saúde registraram mais de mil atendimentos por problemas respiratórios. No Pronto-Socorro da cidade, foram 344 casos no mesmo período, conforme os dados da Vigilância Epidemiológica.
A Secretaria de Saúde reforça que o frio aumenta o risco de agravamento de doenças respiratórias e que a vacinação é fundamental para reduzir internações e mortes. Além da gripe, o vírus da Covid também segue em circulação no município, com sintomas semelhantes.
O alerta ocorre em meio à previsão de uma frente fria que deve derrubar as temperaturas na cidade nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem chegar a mínima de 14°C na sexta-feira (30), com máxima de 25°C.
Com a chegada da primeirda onda de frio ao Brasil, nessa quarta-feira (28), Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, registraram queda de chuva logo no início da manhã junto à chegada da frente fria.
Com o avanço da frente fria, prevista para ser a mais forte do ano até o momento, Cuiabá está entre as oito capitais que devem registrar a menor temperatura de 2025 nos próximos dias.
Segundo a agência Climatempo, na capital mato-grossense um recorde pode ser batido, já que a temperatura pode chegar entre 11°C e 13°C nos próximos dias. A temperatura mais baixa já registrada na capital foi de 19°C.
Mato Grosso confirmou a primeira morte por chikungunya no Brasil em 2026, registrada no município de…
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza, na próxima segunda-feira (23), audiência pública de…
Grave acidente envolvendo 3 veículos deixou duas pessoas mortas, no km 439 km da BR-364,…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Carnaval 2026 em Mato Grosso com saldo de 3 mortes, 57…
Uma câmera de segurança registrou o acidente que matou o 2º sargento da Polícia Militar…
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou por unanimidade, em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (19),…