25 C
Cuiabá
sexta-feira, fevereiro 20, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMT MAISOperação mira criminosos que cobravam taxas para 'manter a segurança' de comerciantes...

Operação mira criminosos que cobravam taxas para ‘manter a segurança’ de comerciantes em MT

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Civil de Mato Grosso realiza, nesta terça-feira (3), a Operação Inter Partes para desarticular um esquema de extorsão de comerciantes em Jaciara, São Pedro da Cipa e Rondonópolis.

Ao todo, 42 ordens judiciais são cumpridas contra o grupo alvo da operação. Entre os mandados são cumpridos 31 de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva, expedidos pela Terceira Vara de Jaciara.

Segundo a Polícia Civil, a organização criminosa cobrava dos comerciantes uma taxa conhecida como “pedágio” ou “taxa de tranquilidade”, sob a promessa de garantir a segurança dos estabelecimentos.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, José Ramon Leite, a investigação é complexa, já que o grupo também está ligado ao tráfico de drogas na região, o que faz com que muitas vítimas tenham medo de denunciar.

Durante a investigação, as equipes descobriram que os membros do grupo usavam armas e até chamadas de vídeo com líderes da facção para intimidar e cobrar os valores das vítimas. Comerciantes que se recusaram a pagar sofreram furtos e depredações em seus comércios.

Operação  Inter Partes cumpre 42 mandados contra organização criminosa em MT — Foto: Polícia Civil
Operação Inter Partes cumpre 42 mandados contra organização criminosa em MT — Foto: Polícia Civil

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -