Categories: ESPORTESFeatured

MT sedia Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo a partir desta sexta-feira


O Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, será o palco do Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo, que ocorre de sexta-feira (6) a domingo (8). Com patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o evento reunirá mais de 900 atletas de todo o país. A entrada é gratuita.

O início da competição será na sexta-feira, às 7h30 (horário de Mato Grosso), com a disputa dos 5.000 metros na marcha atlética. Até domingo, haverá disputas de variadas provas, como 100m e 400m com barreiras, saltos triplos e em altura, lançamentos de disco e de dardo, arremesso de peso, revezamentos, entre outras.

Ao todo, 906 jovens atletas (529 masculinos e 377 femininos) competem por 162 clubes de 23 Estados do Brasil. Além da disputa por clubes, o campeonato vale qualificação para o Ibero-Americano de Atletismo, que será realizado em Assunção, no Paraguai, nos dias 5 e 6 de julho.

Entre os atletas de Mato Grosso, um dos destaques é Davi Souza de Lima, do salto triplo. Aos 16 anos, Davi conquistou a medalha de ouro no salto triplo, nos Jogos da Juventude realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no final do ano passado. A marca de 15,55 m (0.5) ficou entre as top 10 marcas do mundo no ranking da World Athletics de 2024.

“Vai ser um prazer competir em casa. É um dos lugares onde treino e minha expectativa é boa, de superar minha melhor marca pessoal e conseguir a vaga para ir ao Ibero-Americano Sub-18 do Paraguai”, comenta Davi, que é filho dos atletas olímpicos Maria Aparecida de Souza Lima, a Cida, e Vicente Lenílson de Lima.

O público poderá acompanhar gratuitamente as competições ao vivo, nas arquibancadas do COT da UFMT, ou assistir à transmissão do evento, que será feita pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

O Campeonato Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt, em parceria com o Governo de Mato Grosso, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT). As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

COT da UFMT

Entregue pelo Governo de Mato Grosso, o Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT/ UFMT) possui uma das mais modernas estruturas desportivas, com uma pista de atletismo aos moldes do padrão internacional.

O espaço já recebeu competições importantes do calendário nacional, como o Brasileiro Sub-23 (2022), o Troféu Brasil de Atletismo, o GP Brasil (2023) e o Campeonato Ibero-Americano (2024).

O Noroeste

Recent Posts

Trecho da Prainha será interditado na segunda-feira e deve ser liberado só no fim de semana

Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…

1 hora ago

Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do país e rendimento acima da média

Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…

2 horas ago

Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças

A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de…

2 horas ago

TJ mantém prescrição e livra João Arcanjo de processo por dois homicídio I MT

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…

4 horas ago

Assembleia Legislativa discute educação, agro, meio ambiente e políticas públicas

Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…

4 horas ago

Morador do Amazonas recebe indenização após fraude em registro de veículo em MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…

4 horas ago