Categories: Featured

Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças

A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de 2026 (sábado), 305 anos da realização da Primeira Missa do Centro-Oeste Brasileiro, ocorrida em 21 de fevereiro de 1721. Para comemorar a data histórica e marcada pela fé, haverá Missa em Ação de Graças, presidida pelo padre Raul Felipe da Cruz Berto, às 8h, no local, com a presença de fiéis, lideranças comunitárias e moradores da região.

Após a celebração, será distribuída uma lembrança comemorativa aos participantes para eternizar simbolicamente o momento. O convite é extensivo a todos que desejarem participar.

À época, a missa foi celebrada pelo padre Jerônimo Botelho, um marco da evangelização e da formação histórica e espiritual de Mato Grosso.

A tradição de homenagear a data foi fortalecida a partir da década de 1970 por iniciativa de Adolfo Vilela de Miranda, que realizava anualmente uma reza no local, mantendo viva a memória religiosa da comunidade.

O reconhecimento oficial da importância histórica veio com a Lei nº 7.242, de 11 de abril de 2025, sancionada pelo prefeito Abílio Brunini, instituindo o Dia da Primeira Missa em Cuiabá, a ser comemorado anualmente em 21 de fevereiro, integrando o Calendário Oficial de Eventos do Município.

A celebração reforça os laços entre fé, cultura e identidade local, preservando uma tradição que atravessa mais de três séculos.

O Noroeste

Recent Posts

Indústria brasileira completa 22 meses no vermelho, mas vê “luz no fim do túnel” para o próximo semestre – O Mato Grosso

Quem produz e fabrica no Brasil continua enfrentando um cenário de custos elevados e vendas…

9 horas ago

Mercado de games ganha regras claras no Brasil e acesso a verbas da cultura e inovação – O Mato Grosso

A produção de jogos digitais no Brasil ganha novos caminhos para atrair investimentos, gerar empregos…

9 horas ago

Sefaz orienta municípios sobre mudanças na arrecadação com novo sistema tributário I MT

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Fábio Pimenta, participou, nesta quarta-feira (14), do 2º…

10 horas ago

Motorista suspeito de apoiar furtos de canetas emagrecedoras é preso em Cuiabá

Produtos foram levados de farmácias nos bairros Jardim Imperial e Parque Amperco, na mesma madrugada;…

10 horas ago

CPI da Saúde aprofunda apuração sobre pagamentos indenizatórios e prevê novas oitivas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Mato…

10 horas ago

Batida entre caminhões deixa 2 mortos e provoca incêndio na BR-364

Rodovia ficou totalmente interditada. Segundo a concessionária, veículos transportavam mudas de plantas e uma carga…

10 horas ago