Categories: Featured

Celular de indígena investigado por desaparecimento de morador em MT tinha pesquisas sobre assassinatos

As investigações da Polícia Civil apontaram que o celular de Mahakari Karajá, de 19 anos, investigado pelo desaparecimento do técnico em gestão ambiental Pedro Messias Sousa Matos, de 35 anos, tinha pesquisas relacionadas a assassinatos. Ele foi preso no dia 21 de maio, mas a Justiça decidiu pela liberação do suspeito por “falta de provas concretas” que sustentassem a prisão.

A reportagem tenta localizar a defesa de Mahakari.

Pedro está desaparecido desde o dia 18 de maio, após sair da Aldeia São Domingos, em Luciara, a 1.180 km de Cuiabá, para assistir um jogo de futebol no município de Santa Terezinha. Segundo a família, o técnico foi visto pela última vez acompanhado de Mahakari.

Para a polícia, há vários elementos que indicam Mahakari como suspeito do caso (veja mais abaixo). Em checagem no celular do indígena, a polícia encontrou um vídeo com conteúdo relacionado à “idade de matar pela primeira vez e os motivos para fazê-lo [sic], o que levantou suspeita de possível autoria de crime contra a vida da vítima, conforme as investigações.

Outros indícios

Segundo a polícia, durante o depoimento inicial, Mahakari Karajá afirmou que não falava português e solicitou a presença de um intérprete para depor. No entanto, a polícia encontrou vídeo em que o suspeito fala o idioma fluente e entendeu a justificativa dele como um forma de ganhar tempo e atrapalhar as investigações.

Ainda de acordo com a polícia, o aparelho do investigado foi apreendido e encaminhado para perícia técnica, que apontou que diversas mensagens recentes apagadas. Algumas foram recuperadas, entre elas, mensagens enviadas à esposa do investigado, orientando-a não falar sobe o caso.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso está sendo apurado como homicídio e que as comunidades indígenas estão colaborando com as investigações.

O delegado responsável pelo caso, Ivan Albuquerque Soares, disse que aguarda o resultado oficial da perícia do celular do suspeito, que está sob responsabilidade da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), em Cuiabá, e que irá solicitar uma nova busca do Corpo de Bombeiros na aldeia indígena.

O Noroeste

Recent Posts

Trecho da Prainha será interditado na segunda-feira e deve ser liberado só no fim de semana

Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…

10 horas ago

Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do país e rendimento acima da média

Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…

10 horas ago

Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças

A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de…

10 horas ago

TJ mantém prescrição e livra João Arcanjo de processo por dois homicídio I MT

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…

12 horas ago

Assembleia Legislativa discute educação, agro, meio ambiente e políticas públicas

Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…

12 horas ago

Morador do Amazonas recebe indenização após fraude em registro de veículo em MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…

12 horas ago