Categories: FeaturedMT MAIS

Grupo que controlava ‘jogo do bicho’ em município de MT é alvo de operação | Mato Grosso

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou, nesta quarta-feira (11), a Operação Gaem Red, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na exploração ilegal do jogo do bicho em Barra do Garças, a 517 km de Cuiabá e Aragarças (GO).

A investigação, que começou entre 2023 e 2024, revelou a atuação estruturada do grupo na divisa entre os estados. Segundo o Gaeco, a facção movimentava valores milionários com a contravenção usava métodos violentos para manter o controle do mercado ilegal.

Ao todo, foram cumpridas 73 ordens judiciais, incluindo 31 mandados de busca e apreensão, 21 autorizações para quebra de sigilo de dados e 21 bloqueios de contas bancárias. A identidade dos investigados não foi divulgada.

De acordo com o Gaeco, os criminosos adotavam práticas de intimidação e violência extrema, inclusive com envolvimento em crimes de homicídios, sob ordens diretas de chefes da facção. Para garantir o monopólio da atividade ilícita, o grupo expulsava concorrentes que operavam bancas na cidade, impondo a atuação de uma única banca sob proteção dele.

O nome da Operação “Game Red” vem da tradução “jogo vermelho”. Ela faz referência à natureza ilícita da atividade explorada (jogo de azar) e ao fato de a organização criminosa utilizar a cor vermelha como um de seus principais símbolos.

Dinheiro apreendido durante a operação contra o jogo do bicho — Foto: Gaeco-MT

O Noroeste

Recent Posts

Trecho da Prainha será interditado na segunda-feira e deve ser liberado só no fim de semana

Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…

8 horas ago

Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do país e rendimento acima da média

Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…

9 horas ago

Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças

A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de…

9 horas ago

TJ mantém prescrição e livra João Arcanjo de processo por dois homicídio I MT

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…

11 horas ago

Assembleia Legislativa discute educação, agro, meio ambiente e políticas públicas

Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…

11 horas ago

Morador do Amazonas recebe indenização após fraude em registro de veículo em MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…

11 horas ago