Categories: ALMT

Lei declara Associação de Pais e Amigos do Autista de Poxoréu utilidade pública

Foi sancionada pelo Governo de Mato Grosso a Lei n.º 12.888/2025, que declara como utilidade pública a Associação de Pais e Amigos do Autista de Poxoréu (APAA). A nova legislação é fruto de um projeto de lei cujo autor é o deputado Thiago Silva (MDB), e visa fortalecer o trabalho da entidade no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias no município.

A sanção do governador Mauro Mendes (União) ocorreu no último dia 2 e reconhece os serviços prestados pela associação, que atua oferecendo apoio psicossocial, orientação jurídica e promoção de inclusão social. A partir da nova Lei, a entidade terá maior facilidade para captar recursos e estabelecer parcerias com o poder público.

“Temos trabalhado constantemente pela inclusão e apoio às entidades que dão suporte psicossocial e acolhimento aos nossos autistas e neurodivergentes. Em especial na região sudeste, temos focado em viabilizar recursos e políticas públicas em prol de entidades em Rondonópolis,  Poxoréu e demais municípios. Que este reconhecimento ajude a alavancar ainda mais a atuação da APAA”, celebra o deputado estadual Thiago Silva.

Por meio de uma indicação da vereadora Cátia Lina (PSD), o deputado Thiago Silva também está destinando uma emenda parlamentar para a instalação de uma sala sensorial no município, garantindo ambiente acessível e acolhedores para estudantes com transtornos sensoriais, deficiências e outras necessidades educacionais específicas. “

Esta é uma luta nossa em atendimento a uma solicitação feita pela vereadora Cátia Lina, liderança local importante que tem nos ajudado muito, apontando as demandas mais urgentes da população e buscando essa representatividade para viabilizar os investimentos que são necessários”, conta o deputado.

A APAA de Poxoréu promove atividades terapêuticas, grupos de apoio e capacitação profissional para pessoas com TEA. A associação também promove campanhas de conscientização sobre o autismo e articula políticas públicas voltadas à inclusão.

Thiago Silva também é autor do Projeto de Lei nº 487/2025, apresentado no início do mês de abril, na Assembleia Legislativa, que propõe a obrigatoriedade da criação de espaços sensoriais em todas as instituições de ensino do estado de Mato Grosso. A proposição foi apensada ao Projeto de lei n° 465/2025, no dia 24 do mesmo mês e segue tramitando no Parlamento estadual.

O Noroeste

Recent Posts

Trecho da Prainha será interditado na segunda-feira e deve ser liberado só no fim de semana

Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…

12 horas ago

Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do país e rendimento acima da média

Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…

12 horas ago

Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças

A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de…

12 horas ago

TJ mantém prescrição e livra João Arcanjo de processo por dois homicídio I MT

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…

14 horas ago

Assembleia Legislativa discute educação, agro, meio ambiente e políticas públicas

Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…

14 horas ago

Morador do Amazonas recebe indenização após fraude em registro de veículo em MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…

14 horas ago