Dois casos suspeitos de contaminação por gripe aviária em humanos registrados no município de Campinápolis (658 km a leste de Cuiabá) tiveram resultados negativos, após análise de amostras coletadas e enviadas ao Instituto Adolf Lutz, em São Paulo. Com isso, a doença em pessoas está descartada. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e foi divulgada nesta sexta-feira (13).
Foi também informado pela SES que, como medida de segurança, os pacientes que eram acompanhados continuarão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinápolis até o dia 17 de junho. No começo da semana foi divulgado que 9 casos suspeitos da doença em humanos eram monitorados devido ao contato direto ou indireto com as aves.
Contudo, ainda são aguardados resultados de exames feitos em aves criadas em aviário de subsistência na cidade de Tesouro (379 km ao sul de Cuiabá), no interior do estado. As amostras são analisadas pelo laboratório do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa).
Conforme noticiado anteriormente, outro caso investigado em aviário de subsistência, mas na Capital, foi descartado ainda na quinta-feira (12). Diante desse quadro, somente um caso, o da ave de Campinápolis, registrado no domingo (8) segue confirmado.
Para conter a propagação do vírus Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), na segunda-feira (9), o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), decretou emergência sanitária diante do registro.
Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…
Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…
A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de…
A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…
Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…