Categories: Featured

Lei do Silêncio em Cuiabá terá regras diferentes para cada tipo de evento; entenda | MT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), apresentou os novos parâmetros da chamada Lei do Silêncio durante uma reunião com representantes do setor de eventos na Câmara Municipal. A proposta deve ser encaminhada à Casa de Leis na próxima semana e estabelece regras distintas conforme o tipo de evento ou atividade comercial, com limites de horário e intensidade sonora.

Entre as principais mudanças está a categorização dos eventos em quatro grupos: eventos sem licença, atividades contínuas, eventos ocasionais e eventos de grande porte, cada um com limites específicos de decibéis permitidos.

Para eventos sem licença, como aniversários e reuniões familiares, o som poderá chegar a 60 decibéis até as 22h, baixando para 55 decibéis até a meia-noite. Após esse horário, fica proibido qualquer som mecânico ou automotivo.

Bares, restaurantes e comércios com alvará – classificados como atividades contínuas – poderão operar com som de até 75 decibéis até as 22h, 65 até a meia-noite e 60 após esse horário. Já para eventos ocasionais, como festas de igreja ou datas comemorativas, os limites sobem para 85 decibéis até as 22h, 75 até as 00h e 60 após a meia-noite, com proibição total de som em praças e espaços públicos após esse horário.

A proposta prevê ainda liberação de até 130 decibéis para shows e festivais, sem restrição de horário, desde que os organizadores avisem previamente a vizinhança com faixas informativas sobre o horário de início e término do evento.

Apesar do afrouxamento das regras para determinados casos, o prefeito garantiu que a fiscalização será rigorosa e que o canal de denúncias Disk Silêncio será reforçado. Em caso de infração ou reincidência, será aplicada notificação ao responsável, podendo evoluir para penalidades mais severas conforme a gravidade.

A minuta do projeto foi apresentada nesta semana à categoria e aguarda a avaliação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Na próxima segunda-feira (16), a Câmara de Cuiabá realiza uma audiência pública para discutir a proposta. A expectativa é que o texto seja protocolado no mesmo dia e votado já na sessão de terça-feira (17).

O Noroeste

Recent Posts

Trecho da Prainha será interditado na segunda-feira e deve ser liberado só no fim de semana

Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…

13 horas ago

Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do país e rendimento acima da média

Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…

13 horas ago

Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças

A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de…

13 horas ago

TJ mantém prescrição e livra João Arcanjo de processo por dois homicídio I MT

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…

15 horas ago

Assembleia Legislativa discute educação, agro, meio ambiente e políticas públicas

Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…

15 horas ago

Morador do Amazonas recebe indenização após fraude em registro de veículo em MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…

15 horas ago