Categories: ALMT

Lei valoriza o turista e transforma o Vale do São Lourenço em rota oficial de MT

No Dia do Turista, celebrado nesta sexta-feira (13), Mato Grosso tem motivos para comemorar. Com a sanção da Lei nº 1913/2025, fruto de um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Fabio Tardin, com coautoria do deputado Max Russi, ambos do PSB, o Vale do São Lourenço foi oficialmente reconhecido como Circuito Estadual Turístico, beneficiando diretamente os milhares de visitantes que passam pela região todos os anos.

Composta pelos municípios de Jaciara, Juscimeira, Campo Verde, Dom Aquino e São Pedro da Cipa, a região é conhecida por suas belezas naturais, águas termais, cachoeiras e forte vocação para o turismo de lazer e de negócios. A nova legislação não apenas fortalece a divulgação dos atrativos locais, como também foca em aspectos fundamentais para a comodidade e segurança dos turistas, como infraestrutura, acessibilidade, formação de mão de obra e campanhas de conscientização.

“O Vale do São Lourenço é um lugar abençoado por Deus, com enorme potencial turístico. A lei visa estimular o comércio, apoiar pequenos produtores e melhorar a qualidade de vida da população. Mas, acima de tudo, queremos proporcionar uma experiência positiva para quem nos visita”, destacou Fabinho.

A lei determina ações concretas que vão desde a criação de roteiros turísticos integrados e a capacitação de profissionais, até o incentivo à produção e venda de artesanato, alimentos típicos e obras artísticas da região. Também está prevista a elaboração de materiais de divulgação e campanhas voltadas à preservação ambiental e à inclusão de idosos e pessoas com deficiência nos roteiros turísticos.

Para o parlamentar, a criação do circuito é um passo importante não só para o desenvolvimento do Vale, mas para a consolidação de Mato Grosso como destino turístico acolhedor e estruturado. “Essa é uma conquista que coloca o turista no centro da política pública, garantindo que ele encontre uma região preparada, segura e com serviços de qualidade”, completou.

O Noroeste

Recent Posts

Trecho da Prainha será interditado na segunda-feira e deve ser liberado só no fim de semana

Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…

15 horas ago

Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do país e rendimento acima da média

Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…

15 horas ago

Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças

A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de…

15 horas ago

TJ mantém prescrição e livra João Arcanjo de processo por dois homicídio I MT

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…

17 horas ago

Assembleia Legislativa discute educação, agro, meio ambiente e políticas públicas

Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…

17 horas ago

Morador do Amazonas recebe indenização após fraude em registro de veículo em MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…

17 horas ago