Categories: Destaque MTFeatured

Governo deve fechar parceria com WeGO para projeto piloto de Smart City em 10 cidades do Estado

Agenda ocorreu na manhã desta segunda-feira (16.6), na sede do governo de Seul

O Governo de Mato Grosso deve formalizar uma parceria com a Organização Mundial de Cidades Inteligentes e Sustentáveis (WeGO), do governo metropolitano de Seul, na Coreia do Sul, para implantar o projeto piloto de Smart City em 10 cidades do Estado, para torná-las mais acessíveis e inteligentes.

Essa instituição tem parcerias em todo o mundo com governos e prefeituras no desenvolvimento de soluções tecnológicas que melhoram a vida de quem está na cidade, no campo e também de quem as visita.

A agenda ocorreu na manhã desta segunda-feira (16), na sede do governo de Seul. O objetivo foi conhecer soluções, já implantadas, que resolveram problemas de mobilidade, gerenciamento do turismo e integração.

“Demos início na proposta para fechar uma parceria com a WeGO para implantar soluções tecnológicas e de inovação em 10 cidades do estado. Nosso objetivo é utilizar a experiência deles para tornar nossas cidades mais sustentáveis, melhorando os serviços públicos, resolvendo problemas para quem vive nas cidades e quem as visita”, destacou o governador Mauro Mendes.

O secretário-geral da WeGO, Atty Jeong-Kee Kim, afirmou que é possível a parceria e seria “um prazer tê-los como membros da plataforma de gestão e expertise”.

O que é a WeGO: uma associação internacional que reúne governos locais, provedores de soluções tecnológicas inteligentes e instituições comprometidas com a transformação das cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis, por meio da facilitação de parcerias público privadas (PPP).

A WeGO atua como uma plataforma internacional para apoiar seus membros na melhoria da qualidade de vida da população, na inovação na prestação de serviços públicos e no fortalecimento da competitividade regional. Atualmente, a organização conta com 164 governos locais membros em todo o mundo, sendo Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) as únicas cidades brasileiras a integrarem o grupo.

Também participaram da reunião os deputados Beto Dois a Um e Ondanir Bortolini (Nininho), os secretários de estado Rogério Gallo (Fazenda), César Roveri (Segurança), Laice Souza (Comunicação) e Basílio Bezerra (Planejamento), o promotor de Tribunal de Contas do Estado, Alisson Alencar, além de representantes da Embaixada do Brasil na Coreia.

O Noroeste

Recent Posts

Trecho da Prainha será interditado na segunda-feira e deve ser liberado só no fim de semana

Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…

14 horas ago

Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do país e rendimento acima da média

Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…

14 horas ago

Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças

A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de…

14 horas ago

TJ mantém prescrição e livra João Arcanjo de processo por dois homicídio I MT

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…

16 horas ago

Assembleia Legislativa discute educação, agro, meio ambiente e políticas públicas

Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…

16 horas ago

Morador do Amazonas recebe indenização após fraude em registro de veículo em MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…

16 horas ago