Ao todo, 74 pessoas foram presas no cumprimento da operação — Foto: Polícia Civil de Mato Grosso
Mais de 70 pessoas foram presas suspeitas de integrarem um esquema que consistia em praticar diversos crimes, como tráfico de drogas, em diversas cidades de Mato Grosso. As prisões ocorreram durante a Operação Joia Rara, deflagrada pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (17), que cumpriu 280 ordens judiciais no estado.
Entre os mandados, 60 foram de prisão temporária, 14 de prisão preventiva, 54 de busca e apreensão domiciliar, além de outras medidas cautelares diversas. As ordens foram expedidas pela 5ª Vara do Crime Organizado de Sinop e pela Vara Única de Guarantã do Norte, a 503 e 708 km de Cuiabá, respectivamente.
Segundo a polícia, ao todo, foram mobilizados 240 policiais civis de todo o estado para atuar na operação, que foi cumprida simultaneamente nas cidades de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Alta Floresta, Sinop e Cuiabá.
A polícia informou ainda que 13 chefes de facção estão detidos em presídios de Peixoto de Azevedo e Sinop, onde terão novos mandados de prisão cumpridos. Eles são investigados pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
De acordo com a Delegacia de Guarantã do Norte, as investigações iniciaram há um ano, quando a atuação da facção foi mapeada no estado. Segundo o delegado Waner dos Santos Neves, a organização concentrava as atividades ilícitas principalmente nos municípios de Guarantã do Norte e Novo Mundo.
A ação é um desdobramento da Operação Inter Partes e faz parte do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem como objetivo combater as facções criminosas no estado.
Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…
Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…
A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de…
A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…
Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…