Categories: Politica MT

“MT é exemplo no enfrentamento dos incêndios florestais e desmatamento ilegal”, afirma promotor do MP

Marcelo Vacchiano também destacou, no Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, a nova regulamentação sobre aceiros como medida para conter o avanço do fogo

O promotor de Justiça Marcelo Vacchiano, que atua em questões relacionadas ao Meio Ambiente, afirmou nesta segunda-feira (16) que Mato Grosso tem um trabalho diferenciado na gestão ambiental do estado. De acordo com o promotor, o Estado tem se destacado pela atuação conjunta entre os órgãos públicos e o setor produtivo, que trabalham alinhados para enfrentar os desafios ambientais.

A fala foi feita durante a abertura do Forest Fire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, realizado em Cuiabá. O evento reúne representantes e palestrantes de 10 países, entre eles Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Nova Zelândia, Espanha, Chile, Irlanda e França, além de especialistas e autoridades do Brasil.

“Nós somos um estado que serve de exemplo, estamos enfrentando com responsabilidade as mudanças climáticas, os incêndios florestais e os desmatamentos ilegais. Desde o início da atual gestão, temos um comitê gestor presidido pelo próprio governador, que reúne todos os órgãos com atribuição sobre o tema, trabalhando juntos para o enfrentamento do problema, sem um colocar o dedo na cara do outro, mas juntos, buscando soluções para a implementação”, afirmou.

O promotor também ressaltou a importância da nova regulamentação sobre o tamanho mínimo dos aceiros — faixas de terra limpa ao redor da vegetação usadas para evitar a propagação do fogo.

“O tamanho do aceiro é uma grande conquista para nós, que atuamos no Ministério Público e recebemos as infrações, além de fazermos o acompanhamento por meio de um marco satélite dos desmatamentos. Muitas pessoas eram autuadas justamente pela falta de uma regulamentação clara sobre o aceiro”, pontuou.

Além disso, o promotor parabenizou o governador em exercício Otaviano Pivetta e o comandante do Corpo de Bombeiros, Flávio Gledson Vieira Bezerra, pela iniciativa de reunir na capital mato-grossense representantes dos 27 Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil, destacando a importância da cooperação nacional.

Forest Fire 2025

Entre os dias 16 e 18 de junho, Mato Grosso sedia o Forest Fire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, evento inédito no Brasil que reunirá especialistas de 10 países, pesquisadores e comandantes de todos os 27 Corpos de Bombeiros Militares do país. A programação inclui palestras técnicas, minicursos e uma feira de expositores, com entrada gratuita e aberta ao público.

O Noroeste

Recent Posts

Empresas têm até sábado para enviar dados do Relatório de Transparência Salarial

A renda domiciliar por pessoa em Mato Grosso apresentou crescimento em 2025 e ficou acima…

18 horas ago

Jovem de 21 anos morre após bater em carreta estacionada na via em MT

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima dirigia a moto quando bateu de frente contra…

19 horas ago

Homem é preso por agredir e manter a ex-companheira em cárcere privado, mesmo com medida protetiva em MT

No dia 29 de janeiro deste ano, ela já havia registrado um boletim de ocorrência…

19 horas ago

Renda domiciliar por morador fica acima da média nacional em Mato Grosso, segundo IBGE

Pesquisa consolida tendência de expansão dos rendimentos da população no Estado A renda domiciliar por…

19 horas ago

Mulheres são presas suspeitas de usar salão de beleza como ‘escritório do crime’ para aplicar golpes em MT

Investigadas anunciavam a intermediação de vendas de carros que, na realidade, não pertenciam a elas.…

19 horas ago

Assembleia Legislativa tem debates sobre feminicídio, energia e políticas públicas

Reuniões, audiências públicas, sessões ordinárias e homenagens marcam a programação na Capital e no interior…

20 horas ago