Mato Grosso registrou 27 casos de meningite, entre 1º de janeiro até o dia 10 de junho de 2025, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Além disso, foram registradas 6 mortes no estado. Dentre elas, um bebê de um ano, em Cuiabá, que contraiu a forma bacteriana da doença, que é considerada a mais letal.
Ainda de acordo com a SES, o total de casos registrados neste ano já representam 24% do número de 2024, que teve 113 notificações. Em 2023, o estado atingiu o pico da série recente, com 129 casos.
Já de acordo com a Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, até o dia 11 de junho deste ano, foram notificados 22 casos em moradores da capital.
Destes, oito foram confirmados, sendo três bacterianos, dois virais e três não especificados. Além da morte do bebê, cinco casos seguem em investigação e oito foram descartados.
Conforme o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.
As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.
Ainda de acordo com o órgão, no Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, ou seja, casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e inverno e das virais na primavera e verão.
Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar a infecção.
A vacina contra meningite está disponível nos postos de saúde para crianças menores de 1 ano de idade, mas sete vacinas são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS):
Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…
Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…
A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de…
A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…
Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…