Categories: ALMT

Juca do Guaraná reforça a importância do diagnóstico precoce do autismo

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) defendeu, em entrevista ao Programa Painel, da Rádio Assembleia (89,5), a necessidade de políticas públicas voltadas ao atendimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O parlamentar reforçou que o diagnóstico precoce é fundamental para garantir o desenvolvimento e a inclusão das pessoas com autismo.

“Desde que eu estava como vereador, quando tomei posse em 2013, nós defendemos a bandeira do autismo. Não só do autismo, mas da pessoa com deficiência. O primeiro projeto de lei de Mato Grosso foi do então vereador Juca do Guaraná, que garante ao autista preferência nas filas e nos estacionamentos”, relembrou.

Para Juca, é preciso unir esforços entre diferentes setores da sociedade para que as políticas públicas sejam eficazes. “É um trabalho que precisa ser feito a várias mãos. O autismo é um espectro, não é uma doença. Muitas pessoas têm sido diagnosticadas com autismo e nós temos que ter políticas públicas a favor da pessoa com autismo e da pessoa com deficiência. Nós estamos trabalhando aqui duramente para isso”, afirmou.

O deputado também destacou o quanto o diagnóstico precoce pode impactar positivamente no desenvolvimento das pessoas com TEA. “O diagnóstico tem que ser precoce. Quanto mais cedo for feito, melhor será o tratamento, o acompanhamento e os resultados para a criança e sua família”, disse.

Durante a entrevista, Juca compartilhou relatos que reforçam a importância da conscientização e da luta por direitos. “Uma vez, eu estava conversando com a mãe de uma criança autista e ela disse que o filho era grau três e hoje é grau um. Então tem avanços, e isso é importante. Nós temos um médico aqui em Cuiabá que é autista. Quando a mãe foi matriculá-lo na escola, as professoras diziam que ele não iria falar, que não conseguiria estudar e hoje ele é médico. Vale a pena lutar. Vale a pena conscientizar”, concluiu o deputado, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento de políticas públicas inclusivas em Mato Grosso.

Confira a entrevista completa, veiculada no dia 5 de junho neste link.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

6 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

6 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

6 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

6 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

6 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

7 horas ago