Categories: ALMT

Municípios recebem implementos agrícolas para fortalecer a produção e reduzir desigualdades no campo

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro (PSD), e o deputado estadual Wilson Santos (PSD) realizaram, no último sábado (14), a entrega de máquinas, implementos e equipamentos agrícolas por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), do governo federal. A solenidade ocorreu no assentamento Dorcelina Folador, em Várzea Grande, e beneficiou os municípios de Acorizal, Glória D’Oeste, Pontal do Araguaia, Poxoréu e Santa Rita do Trivelato.

“Nós temos um grande objetivo que é equipar o campo para o cultivo da terra. As máquinas e equipamentos também podem ser utilizados para melhorar as estradas vicinais, substituir pontes de madeira, entre outras ações. Nosso propósito é fortalecer a parceria do governo federal com estados, municípios e a população. Além dos equipamentos, levaremos tecnologia e capacitação aos parceiros. A agricultura familiar não se resume à entrega de máquinas, ela envolve uma estrutura completa para reduzir as desigualdades no campo. Preparar o solo é um passo essencial para garantir o plantio”, destacou o ministro Fávaro.

Wilson Santos elogiou a iniciativa e reafirmou seu compromisso com os pequenos produtores. “Quando entrei para a política, escolhi trabalhar ao lado dos pequenos. Eles precisam da boa política para equilibrar essa balança. Não adianta fazer reforma agrária sem corrigir a terra. É preciso garantir financiamento, máquinas, acesso à água, comercialização, transporte — um conjunto de condições para que tudo funcione”, afirmou.

O deputado também ressaltou a importância do programa Solo Vivo, lançado no dia 24 de maio, no assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde. Durante o lançamento, foram entregues uma pá carregadeira, dois tratores, uma calcareadeira e duas grades aradoras por município contemplado, atendendo 11 assentamentos.

“Estou muito animado com o Solo Vivo. Na minha visão, ele vai transformar a realidade da reforma agrária no Brasil – e começou aqui, em Mato Grosso. Parabéns ao ministro Fávaro pela iniciativa de distribuir, em escala nacional, milhares de máquinas que vão aumentar a produção da agricultura familiar, que é quem realmente coloca comida na mesa. Na Fartura, por exemplo, o solo é pedregoso, ácido e com baixíssima fertilidade. A reforma agrária não é apenas entregar a terra, é garantir que a produção chegue até a gôndola do supermercado e, isso, é um processo complexo”, completou Wilson Santos.

O Promaq tem como objetivo impulsionar a produção agropecuária por meio da mecanização agrícola, com ações voltadas à modernização das atividades no campo, ao aumento da eficiência produtiva e à melhoria da qualidade de vida dos agricultores. A cerimônia contou com a presença de prefeitos e vereadores dos municípios contemplados pelo programa.

O Noroeste

Recent Posts

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

1 minuto ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

8 minutos ago

Mato Grosso recebe 10 mil doses da vacina nacional contra a dengue na próxima semana I MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu do Ministério da Saúde, na tarde desta…

10 minutos ago

Foragido que matou esposa e ateou fogo no corpo na frente dos filhos na PB é preso em MT

Maria do Céu foi assassinada em 2013 em Santa Luzia. Edmilson Souza da Costa foi…

12 minutos ago

Operação da Polícia Civil cumpre 13 ordens judiciais contra facção criminosa

A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (20) a Operação Sangria II, com foco na desarticulação…

15 minutos ago

Homem é preso pela PM com mais de 340 quilos de pescado ilegal em bairro nobre de Cuiabá

Policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental prenderam, na…

18 minutos ago