Categories: ALMTDestaque MT

ALMT prepara extensa programação para comemorar os 190 anos de história I MT

Exposições, sessão solene e ações culturais devem marcar quase dois séculos de existência da Casa de Leis

Fundada em 3 de julho de 1835, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) vai comemorar seus 190 anos em grande estilo. Diversas atrações estão sendo preparadas para marcar a data em 2025.

A programação inclui sessão solene; lançamento do Portal 190 Anos da ALMT, no site al.mt.gov.br, que destacará marcos históricos da trajetória institucional; apresentação do selo comemorativo 190 Anos; nova identidade visual; ações de comunicação interna com registros dos principais fatos históricos, que serão estampados nos corredores da Casa de Leis; além de vídeo mapping, com projeções de imagens históricas na fachada do prédio da ALMT.

Também será realizada a exposição 190 Anos ALMT, que reúne fotos e documentos sobre os principais acontecimentos da história legislativa. A mostra abordará três grandes períodos históricos: o Legislativo Colonial (1500–1822), o Imperial (1822–1889) — época em que a Assembleia foi criada — e o Republicano (1889 até os dias atuais). A exposição será levada a escolas e órgãos públicos, com apoio da Secretaria de Estado de Educação, por meio do projeto Educação em Movimento, conforme explicou a superintendente do Instituto Memória Legislativa, Gabriela Torres Klabacher.

“As comemorações contam com um vasto acervo documental, exposição histórica e ações culturais voltadas à valorização das raízes e da identidade mato-grossense. Teremos conteúdo digital e exposição com curiosidades e documentos importantes da trajetória da ALMT. É um material riquíssimo, dividido por fases políticas e históricas, com curiosidades como o primeiro presidente da Assembleia, além de registros da primeira deputada mulher, fotos e documentos históricos”, detalhou Gabriela.

Paralelamente, o Instituto Memória organizará duas semanas de feiras culturais. A feira de gastronomia e artesanato ocorrerá de 7 a 11 de julho; já a feira de artes e fotografia será realizada de 14 a 18 de julho. A expectativa é contar com a presença da artista plástica Dalva de Barros, que, aos 90 anos, deve participar da abertura da semana cultural.

Comunicação a todo vapor – O secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa, coronel Henrique Santos, destacou que as celebrações pelos 190 anos da ALMT se estenderão por todo o segundo semestre de 2025, com uma programação diversificada e participativa.

“O deputado Max Russi, presidente da Assembleia Legislativa, está empenhado em transformar o aniversário da instituição em um verdadeiro presente para a população. A proposta é retribuir esses 190 anos à sociedade, com uma série de ações abertas ao público”, afirmou Henrique, ao destacar que vários setores estão alinhados à organização dos eventos pelos 190 anos da ALMT.

Na Secretaria de Comunicação, foi montada uma força-tarefa para produção de conteúdos e materiais institucionais. Além do vídeo mapping e da comunicação interna, consta a criação do selo 190 Anos, identidade visual comemorativa – com logomarca oficial de aniversário, a ser aplicada nas redes sociais, nos programas institucionais e nas sessões legislativas -, e o projeto TBT’s Tudo Vira Memória, com publicações nas redes sociais contendo fotos e breves relatos alusivos à trajetória de quase dois séculos da ALMT, com foco nos primeiros documentos de criação da Casa e a primeira composição do Parlamento.

Também está sendo organizada uma festa aberta ao público, em agosto, com atrações musicais regionais. “Estamos organizando uma festa bonita para celebrar os 190 anos. O presidente está dedicado a isso, e temos certeza de que será um momento muito especial para todos. Serão várias ações ao longo do semestre, contemplando os servidores e fortalecendo os laços da Assembleia com a sociedade”, concluiu Henrique Santos.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

14 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

14 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

14 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

14 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

14 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

14 horas ago