VÍDEO: biólogo faz registro raro de tamanduá atravessando rio no Pantanal de MT | MT

Um tamanduá-bandeira foi flagrado atravessando a nado o rio Piquiri, no Pantanal mato-grossense, em uma cena considerada extremamente rara. O registro foi feito na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá, no domingo (20), pelo biólogo e documentarista de fauna Lucas Lima, que passava de barco pela região no momento do flagrante.

No vídeo, é possível ver o animal enfrentando a correnteza com dificuldade, com parte do corpo submerso, enquanto tenta alcançar a outra margem do rio (assista abaixo).

VIDEO:

Segundo o biólogo, esse tipo de comportamento é incomum e só acontece em situações extremas, como fuga de predadores ou necessidade urgente de deslocamento.

“Ele não nada muito bem, então não é algo que faça com frequência. Os pescadores e piloteiros que trabalham aqui há mais de 40 anos só viram isso uma vez, é muito difícil e têm poucos registros”, relatou.

Tamanduá-bandeira atravessando rio no Pantanal — Foto: Lucas Lima

Mesmo ocorrendo em grande parte da América Latina, o tamanduá-bandeira é classificado como “Vulnerável” à extinção pela Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e pelo Ministério do Meio Ambiente. De acordo com a organização SOS Pantanal, a espécie enfrenta diversas ameaças, como a perda de habitat, os incêndios florestais e as colisões com veículos, que têm contribuído para o declínio da população na natureza.

O Noroeste

Recent Posts

Max Russi relembra articulação iniciada em 2017 para garantir Ganha Tempo no Pedra 90

O deputado estadual Max Russi afirmou, em entrevista ao programa SBT Comunidade nesta terça-feira (24),…

1 hora ago

Avança PL que impede agressor de mulher de cumprir pena em casa I MT

  Mais um passo!. A Comissão de Segurança Pública do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira,…

1 hora ago

Polícia Ambiental desmonta garimpo ilegal em área rural e destrói equipamentos I MT

Uma equipe da Polícia Militar de Proteção Ambiental realizou, no sábado (24), uma operação para desarticular um…

1 hora ago

Membros do Rotary Club são homenageados em sessão especial

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite desta segunda-feira (24), sessão especial…

2 horas ago

Idoso morre após perder controle de caminhonete e bater de frente com carreta em MT

Um idoso morreu na noite de terça-feira (24) após se envolver em um grave acidente…

2 horas ago

Jardim Mossoró recebe 2º Circuito Cuiabano de Futebol nesta sexta-feira e sábado

Após a etapa do Parque Atalaia, o 2º Circuito Cuiabano de Futebol retoma seu calendário…

2 horas ago