23 C
Cuiabá
quinta-feira, fevereiro 26, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAgro.MTSeaf abre processo para contratar serviço de transferência de embriões em bovinos...

Seaf abre processo para contratar serviço de transferência de embriões em bovinos para pequenos produtores

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) lançou o pregão eletrônico SRP nº 5/2025 para contratar empresa especializada em transferência de embriões bovinos, incluindo o fornecimento de embriões sexados de fêmea. O objetivo é beneficiar produtores de leite da agricultura familiar, promovendo o aprimoramento genético do rebanho e fortalecendo a produção leiteira no Estado.

As propostas e documentos devem ser enviados eletronicamente pelo Sistema Integrado de Aquisições Governamentais (SIAG) até 11 de agosto. A sessão pública para abertura das propostas será realizada em 12 de agosto, às 8h (horário de Cuiabá), no site. http://aquisicoes.seplag.mt.gov.br.

De acordo com a veterinária da Seaf, Vânia Ângela, o programa já foi implementado com sucesso em 38 municípios, com resultados visíveis. “Os produtores perceberam a diferença nas bezerras nascidas com melhoramento genético e desejam continuar. Para a nova fase, já contamos com 25 municípios interessados”, afirma.

Os contratos são firmados com prefeituras ou cooperativas dos municípios selecionados. A empresa contratada realiza a seleção das vacas receptoras, exames sanitários, vacinação reprodutiva, aplicação do protocolo hormonal, transferência dos embriões e, após 60 dias, o diagnóstico de gestação com sexagem fetal. O pagamento será feito por prenhez confirmada de fêmea.

Desde 2020, o programa vem contribuindo para o aumento da produtividade do rebanho leiteiro no Estado. Atualmente, são 4.026 prenhezes contabilizadas. “As novilhas originadas da transferência de embriões entram em reprodução mais cedo e podem produzir de 20 a 30 litros de leite por dia. Mesmo 15 litros já é uma excelente produção, considerando a média estadual de 4,34 litros por animal”, explica Vânia.

Mato Grosso ocupa a 14ª posição no ranking nacional de produção de leite, com 455,8 mil litros produzidos em 2023, segundo o IBGE. Para a maioria dos pequenos produtores familiares do Estado, a pecuária leiteira é a principal fonte de renda, representando 75,62% do total, conforme o Diagnóstico da Cadeia Leiteira da Seaf.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -