Max Russi diz que PEC é retrocesso: “Se fez algo ilícito tem que pagar” I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), classificou como retrocesso a aprovação pelos depuatdos federais da chamada PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem, que prevê a votação e autorização da Câmara dos Deputados e do Senado para o Supremo Tribunal Federal (STF) processar criminalmente deputados e senadores.

A proposta foi aprovada em votações na Câmara Federal na noite de terça-feira (17). Russi defendeu que a lei deve ser aplicada a todos de forma igual, independentemente do cargo e defendeu que quem tenha feito algo “ilícito”, pague independente do cargo.

“A PEC da blindagem eu acho um pouco ruim, acho que é um retrocesso. Se eu estivesse lá [na Câmara Federal], eu votaria contra”, disse à imprensa na quarta-feira (17).

“Eu acho que a gente não pode blindar quem quer que seja, deputados ou grandes empresários. Se fez algo de ilícito, algo errado, tem que pagar pelo que fez, independente do cargo, da posição ou do poder econômico. Eu acho que a lei tem que ser igual para todos, do cidadão mais humilde até aquele que tem poder”, afirmou.

Max preferiu não comentar a possibilidade de algum deputado propor um projeto parecido na Assembleia Legislativa, mas disse que seria obrigado a colocar o projeto em pauta, como faz com todos os que recebe.

 

A PEC

A Proposta chamada de PEC das Prerrogativas pelos apoiadores,  ficou conhecida como PEC da Blindagem por dificultar investigações contra parlamentares no Supremo. Ela foi aprovada em primeira votação por 353 votos a favor e 134 contra e na segunda votação, com 344 votos a favor e 133 contra.

Agora, o texto seguirá para o Senado. Seis, dos oito deputados de Mato Grosso votaram a favor: Coronel Fernanda, José Medeiros, Nelson Barbudo e Rodrigo da Zaeli, além do Coronel Assis e Gisela Simona, ambos do União.

Já os deputados Emanuelzinho e Juarez Costa, do MDB, votaram contra. Se entrar em prática, submete a decisão final do Poder Judiciário à autorização prévia do Legislativo para abrir processo de investigação.

O Noroeste

Recent Posts

Câmera flagra professor tentando matar a ex na frente do filho em MT

O ex-candidato a vereador e pedagogo Cleyton Reis Divino foi preso na manhã deste domingo…

2 horas ago

Governo de MT segue com vistorias, entregas e anúncios de novas obras em mais 15 municípios do Araguaia

Juntos, municípios já receberam mais de R$ 3,5 bilhões do Estado nos últimos sete anos…

2 horas ago

Corpo de Bombeiros combate incêndio em vagão de carreta que tombou e pegou fogo

Incêndio atingiu conjunto de pneus do veículo que transportava soja; não houve registro de vítimas…

2 horas ago

Suspeito morre em troca de tiros com PM dentro de casa em MT

O rapaz estava de passagem pela cidade, quando foi flagrado guardando uma pistola na cintura,…

2 horas ago

Funcionário de fazenda morre em MT após explosão de pneu durante manutenção de caminhão

A vítima foi identificada como Alcir Joelson Wandscheer, de 43 anos. Segundo o Corpo de…

2 horas ago

Restituição de taxas e multas do Detran pode ser solicitada de forma online

Documento e comprovante podem ser enviados pelo aplicativo MT Cidadão, simplificando o acesso ao serviço…

4 horas ago