Categories: Featured

Justiça condena Energisa a pagar R$ 20 mil por danos elétricos em Cuiabá

A Justiça de Mato Grosso condenou a Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S.A. a indenizar em R$ 20 mil uma seguradora que arcou com os prejuízos de um cliente após aparelhos eletrônicos queimarem em razão de descargas elétricas. A decisão é da 9ª Vara Cível de Cuiabá.

De acordo com a sentença, a concessionária falhou na prestação do serviço e deve ressarcir os danos materiais. O juiz destacou que a responsabilidade da empresa é objetiva, ou seja, independe de comprovação de culpa. “Nos termos do artigo 37, § 6º, da Constituição Federal, a ré tem responsabilidade objetiva pela reparação dos danos, por se tratar de evento causado por pessoa jurídica atuante no serviço da concessão pública”, registrou.

O laudo pericial anexado ao processo confirmou que houve falhas na rede elétrica que resultaram na queima dos equipamentos. O documento apontou que a unidade consumidora estava em final de rede, condição que aumenta os riscos de surtos e oscilações, e que a Energisa não apresentou relatórios capazes de afastar sua responsabilidade. “A ausência de exibição desses dados, que são de guarda e domínio da concessionária, não fragiliza o laudo; ao contrário, impede a refutação técnica das conclusões e milita em desfavor da tese defensiva”, afirmou o magistrado.

Na decisão, o juiz também citou que a empresa deveria ter garantido um fornecimento adequado e seguro. “A relação entre usuários do serviço e a concessionária insere-se no regime de responsabilidade objetiva por defeito na prestação de serviço essencial”, diz a sentença.

Além do pagamento da indenização, o valor será corrigido monetariamente pelo IPCA desde a data do desembolso e terá acréscimo de juros de mora pela taxa Selic a partir da citação. A Energisa ainda pode recorrer da decisão.

O Noroeste

Recent Posts

VÍDEO: em encontro raríssimo, tamanduá-bandeira leva a melhor em confronto com onça-pintada em MT

Imagens chamaram atenção nas redes sociais, especialmente por mostrar a onça-pintada, predador que ocupa o…

17 segundos ago

Mato Grosso abre mais de 21 mil empresas nos primeiros 50 dias deste ano

Das 21.535 empresas abertas no estado neste ano, 77,51% dos novos registros são MEIs, segundo…

7 minutos ago

Adolescentes estouram bomba dentro de escola e são detidos pela PM I MT

Três adolescentes, sendo dois de 15 anos e um de 16, foram levados à delegacia…

13 minutos ago

Corpo é achado amarrado dentro de carro em via de Cuiabá I MT

O corpo de um homem ainda não identificado foi localizado na manhã desta sexta-feira (27)…

19 minutos ago

Jovem de 19 anos morre afogado após ingerir bebida e medicamentos e pular em rio

Um jovem identificado como Henrique de Oliveira Galoro, de 19 anos, morreu afogado nas águas…

21 minutos ago

Fábio Garcia afirmou que “CPI da Saúde não foi criada com honestidade e legalidade” I MT

O secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia afirmou nesta quinta-feira (26) que a criação da…

42 minutos ago