Categories: FeaturedMT MAIS

Comissão na Câmara aprova PL que proíbe livros com conteúdo erótico em escolas municipais

A Comissão de Educação da Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (25), por 21 votos, o parecer favorável ao projeto de lei do vereador Rafael Ranalli (PL) que prevê a proibição de livros com conteúdo erótico nas unidades escolares.

A proposta havia perdido força em agosto, quando foi rejeitada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Na ocasião, a maioria dos vereadores optou por encerrar a tramitação. No entanto, após a derrubada do parecer contrário da CCJR, o texto voltou a ser analisado e avançou com o aval da Educação.

Se aprovado em duas votações no plenário e sancionado pelo prefeito, o projeto proibirá a utilização e distribuição de livros que apresentem descrições ou representações de caráter sexual explícito ou implícito. O texto estabelece restrições a palavrões, imagens, vídeos, desenhos e narrativas que exponham órgãos genitais, atos libidinosos ou relações sexuais.

Vereador Rafael Ranalli, autor do projeto

Apesar da rigidez, o projeto ressalva que conteúdos científicos voltados ao ensino do sistema reprodutivo humano continuarão autorizados, desde que respeitem a faixa etária dos estudantes.

Na justificativa, Ranalli destacou o exemplo de Londrina (PR), que em março deste ano aprovou legislação semelhante, servindo como modelo para a proposição em Cuiabá.

Agora, o texto segue para votação em plenário. Caso passe pelas duas rodadas, caberá ao Executivo decidir sobre a sanção ou veto.

O Noroeste

Recent Posts

Lei de autoria da vereadora Dra. Mara que cria cadastro de condenados por crimes contra a mulher é sancionada em Cuiabá

O Executivo Municipal sancionou, no dia 26 de agosto, a Lei nº 7.631/2026, de autoria…

4 horas ago

Jardim Universitário é contemplado nesta semana com limpeza e capinação de área pública

Nesta semana, os moradores do Jardim Universitário, em Cuiabá, foram contemplados com serviços de limpeza…

4 horas ago

Justiça Eleitoral suspende propaganda de ex-governador por acusações contra Mauro Mendes

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso determinou a suspensão imediata da propaganda eleitoral do advogado…

4 horas ago

Corpo de Bombeiros mobiliza três aeronaves para combater incêndio no Morro de Santo Antônio

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) mobilizou três aeronaves e reforçou o…

4 horas ago

Pastor é preso suspeito de estuprar neta de 8 anos em Cuiabá

Vítima relatou que após sofrer a violência, o avô determinou que ela tomasse banho para,…

4 horas ago

Novo Hospital Estadual do Alto Tapajós finaliza instalação de gases medicinais

O novo Hospital Estadual do Alto Tapajós, em Alta Floresta, está em processo de finalização…

5 horas ago