24 C
Cuiabá
terça-feira, fevereiro 24, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMT MAISSupermercados são investigados por suspeita de venda de uísques adulterados com metanol...

Supermercados são investigados por suspeita de venda de uísques adulterados com metanol em MT

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Supermercados de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, são alvo da Operação Alambique Barra nesta quinta- feira (23) para investigar suspeita de contaminação de metanol em lote de uísque de marca. Foram apreendidos amostras de bebidas e documentos fiscais dos estabelecimentos vistoriados.

A ação é um desdobramento da denúncia de quatro pessoas que consumiram uísque de determinada marca e lote, que apresentava o lacre violado e indícios de adulteração em Água Boa, a 736 km de Cuiabá. Os sintomas de intoxicação relatados foram tonturas, vômitos e dores intensas.

O delegado Adriano Marcos Alencar, da 1ª Delegacia de Barra do Garças, afirmou que o objetivo da operação é identificar os estabelecimentos que estão distribuindo bebidas adulteradas e impedir a comercialização de produtos potencialmente tóxicos.

O material foi encaminhado à Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), que deverá confirmar a presença de metanol e verificar a autenticidade das embalagens e rótulos.

Entenda o caso

Mais de 60 garrafas de uísque com suspeita de adulteração foram apreendidas durante a Operação Gole Mortal na última terça-feira (21) em Nova Xavantina, a 651 km de Cuiabá. O município fica em região próxima à Água Boa, onde houve um caso suspeito de intoxicação por metanol e o paciente foi transferido para Goiânia (GO). No estado, o primeiro caso foi confirmado nesta quarta-feira (22).

O delegado responsável pelo caso Flávio Leonardo Santana Silva disse que a população pode ajudar o trabalho policial com denúncias anônimas.

“Alertamos que o consumo de bebidas alcoólicas com origem duvidosa representa grave risco à saúde. Orientamos que a população denuncie, de forma anônima, as práticas suspeitas. As investigações prosseguem com objetivo de identificar a cadeia de comercialização de bebidas adulteradas para impedir que esses produtos potencialmente perigosos cheguem aos consumidores”, disse.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -