Categories: Featured

Cuiabá oferece consultas, exames e cirurgias gratuitas durante o Novembro Azul

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste mês de novembro uma ampla programação em alusão à campanha Novembro Azul 2025, no Hospital Municipal São Benedito (HMSB). As ações têm como foco a conscientização sobre a saúde do homem, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além da promoção de hábitos saudáveis e do autocuidado.

Durante todo o mês, o HMSB desenvolverá atividades educativas, preventivas e assistenciais, voltadas aos colaboradores do hospital, pacientes internados e ambulatoriais, acompanhantes, visitantes e também aos pacientes encaminhados via Central de Regulação (CRUE) para a realização de exames diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.

A programação inclui 10 cirurgias de ressecção de próstata (RTU), com possibilidade de ampliação desse número, 300 exames de ultrassonografia de próstata, 120 biópsias prostáticas, além de consultas e exames de sangue PSA. Também estão previstas palestras educativas, montagem de painéis informativos e entrega de laços azuis e materiais explicativos sobre a importância da prevenção e do acompanhamento médico regular.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo da campanha é estimular os homens a cuidarem da própria saúde, adotando medidas preventivas e mantendo uma rotina de consultas e exames periódicos.

“O Novembro Azul é uma oportunidade para reforçarmos que cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e amor próprio. O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta significativamente as chances de cura, e o Hospital São Benedito está preparado para oferecer toda a assistência necessária aos pacientes”, destacou a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona.

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Israel Paniago, ressaltou a importância da mobilização e do envolvimento das equipes do hospital na campanha.
“O Hospital São Benedito tem uma atuação fundamental na rede municipal de saúde, e essa campanha reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá em oferecer um atendimento humanizado e de qualidade. O Novembro Azul é mais do que uma ação simbólica, é um movimento que salva vidas por meio da informação, da prevenção e do cuidado contínuo”, afirmou Paniago.

As ações do Novembro Azul no HMSB são coordenadas por uma equipe multiprofissional, envolvendo médicos, enfermeiros, psicopedagogos, biólogos e o Núcleo de Gestão da Qualidade Hospitalar (NGQH). A campanha interna conta com divulgação nos murais e na intranet institucional, distribuição de folders e laços azuis, além da publicação de conteúdos nos canais oficiais da Prefeitura de Cuiabá e da Secretaria Municipal de Saúde.

As atividades seguem até o dia 30 de novembro, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a promoção da saúde integral da população masculina e o fortalecimento da cultura da prevenção e do diagnóstico precoce.

O Noroeste

Recent Posts

Lúdio cobra e secretário promete contratar mais de 600 professores para alunos com deficiência nesta semana

Após cobrança do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), o secretário de Estado de Educação, Alan…

7 minutos ago

Mato Grosso tem previsão de chuvas fortes acompanhadas de ventania até sexta-feira

A instabilidade climática segue predominando em toda o Mato Grosso nesta semana. O calor, a…

2 horas ago

Motorista é resgatado após ser arrastado por correnteza e água invadir carro durante temporal em Cuiabá

Vítima conseguiu pedir socorro e permaneceu agarrada a uma árvore, usando-a como apoio para não…

2 horas ago

Igreja Católica anuncia enviado do Papa Leão XIV para beatificação de padre assassinado em MT

Cerimônia será realizada no dia 13 de junho de 2026, às 9h (10h, horário de…

3 horas ago

Homem é morto a tiros na porta de casa; polícia acha arma na moto da vítima I MT

Homem identificado como Eduardo Rodrigues Duarte foi assassinado, no final da tarde de segunda-feira (23),…

4 horas ago

Três suspeitos de abastecer garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé são presos em operação da PF em MT

Investigação aponta venda clandestina de diesel para atividades ilegais. Segundo a PF, o grupo teria…

4 horas ago