Categories: Featured

Passageira menor de idade será indenizada por atraso de 9 horas em voo doméstico

Uma passageira menor de idade deverá receber indenização por danos morais após enfrentar um atraso de nove horas em um voo doméstico, sem receber qualquer tipo de assistência da companhia aérea. A decisão foi mantida pela Terceira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que reconheceu falha na prestação do serviço e rejeitou o recurso da empresa.

O caso começou em Cuiabá, quando a adolescente viajava sob responsabilidade da companhia aérea. O voo, que deveria decolar no horário previsto, foi adiado por mais de 9 horas e, durante todo o período de espera, a empresa não forneceu alimentação, hospedagem ou transporte alternativo, medidas obrigatórias em situações de atraso, conforme determina a Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Sem suporte, a família precisou arcar com despesas extras, o que motivou o ingresso da ação judicial.

A empresa, ao recorrer, alegou que o atraso ocorreu devido a ventos fortes e sustentou tratar-se de caso de “força maior”, o que excluiria sua responsabilidade. No entanto, o relator do processo, desembargador Dirceu dos Santos, explicou que condições climáticas adversas podem até configurar causa excludente de responsabilidade, mas apenas quando a companhia comprova que adotou todas as medidas possíveis para reduzir os prejuízos ao passageiro, o que não ocorreu no caso.

Segundo o magistrado, a responsabilidade das companhias aéreas é objetiva, nos termos do artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, e a situação vivida pela passageira “ultrapassa o mero aborrecimento”, justificando a indenização por dano moral. O desembargador ressaltou ainda que o transporte aéreo é um serviço essencial e que as empresas têm o dever de agir com diligência e respeito à dignidade do consumidor.

O Noroeste

Recent Posts

Prefeita de VG nega crime em slogan de uniformes escolares e descarta cassação de mandato

Prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), disse em entrevista à imprensa que se mantém…

10 horas ago

Justiça mantém condenação de rede social por excluir página profissional sem aviso

A Segunda Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a…

10 horas ago

Motorista tenta atravessar área alagada durante fortes chuvas em Cuiabá e é levado pela correnteza

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu cerca de 30 ocorrências provocadas…

10 horas ago

Jovem bebe e capota caminhonete com outros 3 passageiros na MT-100

Após o acidente, o condutor fez o teste do bafômetro, que apontou sinais de embriaguez.…

10 horas ago

Emenda de Max Russi viabiliza atendimento oftalmológico e odontológico em Chapada

O município de Chapada dos Guimarães lançou, nesta segunda-feira (23), o Projeto Integrado de Oftalmologia…

10 horas ago

Carretas com soja de MT ficam paradas em fila de 25 km a caminho do Porto de Miritituba

Os caminhoneiros reclamam das questões logísticas, do tempo de espera e entidades do agro sugerem…

10 horas ago