21 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 14, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioGestantes de Cuiabá começam a receber nova vacina contra bronquiolite e...

Gestantes de Cuiabá começam a receber nova vacina contra bronquiolite e outros vírus respiratórios

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As gestantes de Cuiabá já podem se vacinar contra a bronquiolite e demais Vírus Sincicial Respiratório (VSR) nas 68 Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, segundo a prefeitura. O imunizante, que oferece proteção contra os tipos A e B do vírus foi distribuído nas nos postos nesta quinta-feira (11).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação será exclusiva para gestantes, sem restrição de idade materna. A recomendação é de aplicação de dose única por gestação, a partir de 28 semanas.

A orientação é evitar a vacinação em casos de febre ou quadro infeccioso agudo. Em situações de distúrbios de coagulação, a dose deve ser aplicada com cautela.

Ainda segundo a pasta, o objetivo da imunização é reduzir complicações em recém-nascidos, prevenindo bronquiolite, pneumonia e outros quadros graves relacionados ao VSR, especialmente comuns no período de maior circulação do vírus.

A secretaria reforçou que a vacina é segura, eficaz e fundamental para proteger os bebês nos primeiros meses de vida, fase em que estão mais vulneráveis às infecções respiratórias.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -