Categories: FeaturedPolitica MT

Max Russi reforça compromisso com o setor e apresenta resultados do GT da Mineração

As ações incluem nova legislação, destraves administrativos, fortalecimento do turismo mineral, criação de selos de sustentabilidade e ampliação do diálogo com o setor produtivo, instituições e sociedade civil

“A mineração é uma das grandes forças econômicas que despontam em Mato Grosso”. É com essa afirmação que o deputado Max Russi, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), apresenta o balanço das ações do Grupo de Trabalho (GT) da Mineração, criado para estruturar políticas públicas e fortalecer o desenvolvimento sustentável do setor mineral no estado.

Segundo o parlamentar, o grupo tem se dedicado a construir um ambiente regulatório moderno e seguro. “Nosso objetivo é promover oportunidades, respeito ao meio ambiente e valorização dos pequenos, médios e grandes empreendedores”, destacou Max Russi.

Com uma agenda organizada e multidisciplinar, o GT promove debates, articula destraves administrativos, dialoga com órgãos públicos e amplia a participação de cooperativas, pesquisadores e sociedade civil. Para o presidente da ALMT, esse conjunto de ações demonstra a capacidade de Mato Grosso de se consolidar como referência nacional.

“Estamos estruturando um setor que tem potencial para ser o ‘novo agro’ de Mato Grosso. E isso só será possível com segurança jurídica, inovação, sustentabilidade e participação da sociedade”, reforçou.

Avanços legislativos e institucionais

Entre as principais conquistas, está a Lei Educa Mineração (Lei nº 12.727/2024), que instituiu a Semana Estadual da Campanha Educa Mineração. Realizada anualmente em maio, com ações em Cuiabá, Guarantã do Norte, Matupá e Peixoto de Azevedo, a iniciativa aproxima estudantes e população da realidade do setor mineral e das práticas sustentáveis.

Outro ponto importante foi o esclarecimento sobre a Resolução ANM nº 208/2025, que gerava dúvidas e insegurança jurídica para garimpeiros e mineradores. O GT conduziu mediações e orientações, garantindo mais confiança aos trabalhadores e investidores do setor.

As articulações também permitiram avanços significativos nas concessões de lavra no Vale do São Lourenço, impulsionando o turismo mineral e a economia da região. Esse trabalho resultou na criação da Associação dos Balneários do Vale do São Lourenço, voltada à regularização ambiental, qualificação e fortalecimento das atividades locais.

Além disso, o GT atuou em conjunto com a ANM, Sema, Ministério Público e Sedec para destravar processos administrativos essenciais à continuidade de projetos minerais, ampliando a segurança jurídica e institucional.

Fortalecimento econômico e sustentabilidade

Idealizado por Max Russi, o GT também foi responsável pela criação e consolidação das 3 edições do Expominério, que se tornaram grandes vitrines do setor no estado. Outro marco foi a aprovação da Lei nº 13.111/2025, que institui os Selos Mineral Social e Mineral Sustentável, reconhecendo empresas que adotam boas práticas ambientais, sociais e de governança.

O deputado também tem representado Mato Grosso em feiras e eventos nacionais de mineração, ampliando a visibilidade do estado e atraindo investimentos para iniciativas de inovação e sustentabilidade.

Educação, pesquisa e comunicação

O Projeto Educa Mineração nas Escolas, de autoria do deputado Max Russi, leva palestras, oficinas e visitas técnicas para estudantes da rede pública. A iniciativa busca desmistificar a mineração e evidenciar sua importância no cotidiano da população.

A parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Faculdade de Engenharia de Minas e do Instituto de Geociências, fortalece pesquisas, projetos e soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor.

Também ganha destaque o Projeto Mineração na Mídia, que já realizou mais de 12 ações entre reportagens, entrevistas e artigos educativos, ampliando a transparência e promovendo o debate público qualificado sobre o setor mineral.

Mineração como vetor de futuro

“O trabalho do GT da Mineração mostra que é possível conciliar desenvolvimento econômico, responsabilidade ambiental e inclusão social. Estamos preparando Mato Grosso para ser o novo polo da mineração no Brasil, com transparência, diálogo e políticas públicas sérias”, concluiu Max Russi.

O Noroeste

Recent Posts

Filhote de jacaré em córrego e ruas alagadas: veja impactos do temporal em Cuiabá

Alagamentos foram registrados nas principais avenidas da capital. Prefeitura informa que mantém equipes em circulação…

19 minutos ago

Temporal provoca alagamentos pontuais em unidades de saúde em Cuiabá I MT

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, em decorrência…

31 minutos ago

Trecho na Serra de São Vicente será interditado para detonação de rochas I MT

Um trecho na Serra de São Vicente, localizado em Santo Antônio de Leverger, a 30…

32 minutos ago

Usina Hidrelétrica de Colíder (MT) deixa estado de ‘alerta’ e entra em ‘atenção’ após ações para conter falhas

Essa medida faz parte de um conjunto de ações que a usina vem implementando desde…

33 minutos ago

Cuiabá ganha projeção nacional ao integrar lista dos 50 destinos mais promissores do Brasil

Capital de Mato Grosso e principal porta de entrada para alguns dos mais emblemáticos biomas…

35 minutos ago

Luverdense derrota o Sport Sinop nos pênaltis e fará a final contra o Mixto

OLHAR ESPORTIVO - Em jogo válido pelo duelo de volta da semifinal do Campeonato Mato-grossense,…

36 minutos ago