O Instituto Carvalho de Assis inaugurou, nesta segunda-feira (29/12), uma horta hidropônica que promete transformar a rotina de quem vive na comunidade terapêutica localizada no distrito de Coxipó da Ponte, em Cuiabá. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) e o Grupo Solar Coca-Cola.
O projeto tem como foco principal a produção de alimentos saudáveis e a promoção da sustentabilidade, além de incentivar práticas educativas e de reinserção social. Atualmente, a instituição atende 56 pessoas em situação de vulnerabilidade, que participam diretamente do cultivo e da manutenção da horta.
A estrutura foi implantada com apoio técnico da empresa Amitis Hortas Hidropônicas e utiliza o sistema de cultivo sem solo, que permite plantar em diferentes ambientes e com menor uso de recursos naturais.
Para o secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva, Emerson Toledo Santana, a iniciativa representa um avanço importante nas políticas públicas voltadas à inclusão social, segurança alimentar e geração de oportunidades.
Já o gerente industrial da fábrica da Coca-Cola em Várzea Grande, Patrick Duarte de Melo, destacou que o Grupo Solar tem investido em projetos sustentáveis e de impacto social, como as hortas hidropônicas, que já estão presentes em outras regiões do país.
*Sob supervisão de Daniel Costa




