28 C
Cuiabá
quinta-feira, janeiro 15, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAgro.MTVacinação contra brucelose entra na primeira etapa em Mato Grosso

Vacinação contra brucelose entra na primeira etapa em Mato Grosso

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Já está valendo em Mato Grosso a primeira etapa da vacinação contra a brucelose, uma doença que causa aborto em vacas e inflamação nos testículos dos machos, trazendo prejuízos ao produtor e riscos à saúde das pessoas.

Devem ser vacinadas, de forma obrigatória, as bezerras bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses. A aplicação da vacina só pode ser feita por médico veterinário cadastrado no Indea ou por vacinador sob a responsabilidade dele.

Essa primeira etapa vai até o dia 30 de junho. Quem não vacinar as fêmeas dentro da idade exigida pode receber multa de uma Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT) por animal, no valor de R$ 254,36, além de ficar impedido de emitir a Guia de Transporte de Animal (GTA).

Depois da vacinação, o veterinário tem até 30 dias para emitir o atestado, que é enviado automaticamente ao Indea para conferência. Como a etapa termina em 30 de junho, o prazo final para esse registro é 2 de julho.

Mato Grosso tem cerca de 31,6 milhões de bovinos, e, desse total, aproximadamente 4 milhões são bezerras na idade correta para a vacinação, segundo o Indea.

A brucelose ainda é comum no Estado e, além dos prejuízos na reprodução do rebanho, também é um problema de saúde pública. Pessoas podem se contaminar ao consumir leite cru de vacas doentes ou pelo contato direto com secreções, restos de parto ou aborto, que têm grande quantidade da bactéria.

Para ajudar no controle da doença, além da vacinação obrigatória das bezerras, o Indea orienta os produtores a fazerem exames regulares no rebanho, eliminarem animais doentes e realizarem a revacinação de novilhas antes da reprodução com a vacina RB51.

*Sob supervisão de Daniel Costa

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -