Categories: Featured

Procurador garante que coleta de lixo não será interrompida em Várzea Grande

“A população pode ficar tranquila. A coleta de lixo segue garantida e o Município está adotando todas as medidas necessárias para assegurar um excelente serviço essencial para a população”, afirmou o procurador-geral do Município, Mauricio Magalhães, em entrevista nesta quarta-feira (13).

Diante de registros de impontualidade na execução dos serviços na coleta de resíduos sólidos, inconformidades contratuais apontadas em fiscalizações e recomendações do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), a administração municipal adotou a diretriz técnica de não promover a renovação do contrato de coleta de resíduos sólidos, cujo prazo se encerrou em novembro.

A empresa, por sua vez, ajuizou diversas medidas judiciais para manter-se na prestação do serviço, inclusive mandado de segurança e representações perante o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), mas sem resultado conclusivo. As decisões judiciais asseguraram a permanência temporária da empresa na execução do serviço, medida que vem sendo integralmente cumprida.

Paralelamente, seguem em andamento os procedimentos administrativos para assegurar a estabilidade da prestação do serviço, incluindo contratação emergencial já formalizada e preparação da futura contratação definitiva, conforme orientações dos órgãos de controle.

“Essas medidas são necessárias para garantir segurança jurídica e estabilidade na prestação do serviço”, pontuou Magalhães.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos mantém diálogo permanente com a empresa responsável, realizando fiscalizações, notificações e acompanhamentos diários para assegurar que a coleta ocorra conforme o contrato vigente e dentro dos padrões exigidos.

“A empresa tem sido notificada sempre que há impontualidade. Existe uma cobrança diária para que o serviço seja executado conforme previsto contratualmente”, ressaltou o procurador-geral.

A gestão reforça que os trabalhadores do setor estão resguardados, com garantia de manutenção dos empregos, conforme previsto em convenção coletiva, assegurando tranquilidade às famílias e continuidade do serviço.

“A Convenção Coletiva prevê a absorção integral da mão de obra em caso de substituição da empresa, o que garante tranquilidade aos trabalhadores e continuidade do serviço”, afirmou.

Por fim, o procurador reforçou que o Município seguirá cumprindo todas as decisões judiciais, sem prejuízo à fiscalização e à adoção das medidas administrativas cabíveis. “O que importa é que a coleta não será interrompida. O serviço está assegurado e continuará sendo acompanhado de forma rigorosa”, concluiu.

O Noroeste

Recent Posts

Câmera flagra professor tentando matar a ex na frente do filho em MT

O ex-candidato a vereador e pedagogo Cleyton Reis Divino foi preso na manhã deste domingo…

48 minutos ago

Governo de MT segue com vistorias, entregas e anúncios de novas obras em mais 15 municípios do Araguaia

Juntos, municípios já receberam mais de R$ 3,5 bilhões do Estado nos últimos sete anos…

56 minutos ago

Corpo de Bombeiros combate incêndio em vagão de carreta que tombou e pegou fogo

Incêndio atingiu conjunto de pneus do veículo que transportava soja; não houve registro de vítimas…

58 minutos ago

Suspeito morre em troca de tiros com PM dentro de casa em MT

O rapaz estava de passagem pela cidade, quando foi flagrado guardando uma pistola na cintura,…

59 minutos ago

Funcionário de fazenda morre em MT após explosão de pneu durante manutenção de caminhão

A vítima foi identificada como Alcir Joelson Wandscheer, de 43 anos. Segundo o Corpo de…

1 hora ago

Restituição de taxas e multas do Detran pode ser solicitada de forma online

Documento e comprovante podem ser enviados pelo aplicativo MT Cidadão, simplificando o acesso ao serviço…

3 horas ago