Categories: Destaque MTFeaturedMT

Forças de segurança impedem mais duas invasões de terra em municípios de Mato Grosso

No total, segurança estadual frustrou 64 invasões desde 2023

As forças de segurança de Mato Grosso confirmaram, nesta segunda-feira (19), mais duas invasões de terra frustradas nos municípios de Cuiabá e Poconé. Sete pessoas foram presas em flagrante e levadas para a delegacia. As ações fazem parte do programa Tolerância Zero às Invasões de Terras, do Governo do Estado, que já impediu 64 invasões em território mato-grossense.

Em Cuiabá, a ocorrência foi registrada no bairro Novo Paraíso 2. A polícia foi acionada via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após o proprietário denunciar que um grupo de pessoas havia invadido uma construção inacabada, cercada por grande área com vegetação. O plano dos invasores era se instalar no local.

No endereço, os policiais, com reforço de uma equipe do Grupo de Apoio da Polícia Militar (GAP) do 1º Comando Regional da PMMT, localizaram quatro suspeitos, com idades de 47, 42, 39 e 31 anos, realizando o desmatamento da área.

Com o grupo, foram apreendidas seis armas brancas, sendo duas enxadas, quatro foices e dois facões. Diante dos danos causados à propriedade, a representante do proprietário optou pelo registro do boletim de ocorrência. Todas as partes foram encaminhadas à Central de Flagrantes para as providências cabíveis.

Já em Poconé, a Polícia Militar foi acionada depois que a proprietária de uma fazenda denunciou a invasão do imóvel localizado no distrito de Cangas, ao lado de uma escola municipal. Os supostos invasores teriam ameaçado a vítima e iniciado o cercamento da área sem autorização para ocupação. A vítima apresentou a escritura do imóvel e apontou o homem que seria responsável pela liderança da invasão.

Nesse caso, a guarnição constatou que a área, de aproximadamente um quarteirão, já estava demarcada e dividida em lotes, com três suspeitos no local, com idades de 48, 41 e 30 anos. Todas as partes foram encaminhadas à delegacia para as providências legais. Apesar do relato inicial, nenhuma arma de fogo foi encontrada no local.

A ocorrência em Cuiabá foi registrada em 15 de janeiro, e a de Poconé no dia 17. As invasões passaram pela investigação e análise das autoridades policiais nos dois municípios, sendo confirmadas, nesta segunda-feira, como ocorrências de invasão de terras.

Tolerância Zero às Invasões de Terras

Desde que foi criado, em março de 2023, o programa Tolerância Zero às Invasões de Terras, do Governo de Mato Grosso, já frustrou 64 tentativas de invasões em 48 municípios mato-grossenses.

Com ações integradas, rápidas e eficientes, as forças policiais evitaram as ocupações ilegais e conduziram 363 pessoas às delegacias. Também apreenderam 79 armas, sendo 34 de fogo e 45 brancas (facas, facões, foices, machados, entre outros objetos similares).

 

O Noroeste

Recent Posts

NOTA DE REPÚDIO

ALMT acompanha denúncia, presta apoio à servidora e adota encaminhamentos Diante do ocorrido noticiado, envolvendo…

2 minutos ago

Hospitais Regionais do Estado passam por modernização e recebem investimentos em infraestrutura

Hospital Regional de Alta Floresta tem a obra mais avançada, com 97% de execução e…

4 minutos ago

Tenente-coronel é exonerado da PM após servidora denunciar importunação sexual em Cuiabá I MT

Welington Rodrigues Mendonça foi exonerado do comando do 22º Batalhão da PM, em Peixoto de…

5 minutos ago

Homem é preso pela polícia por tentar matar esposa com 15 facadas em MT

Matheus Santos Monteiro, 27, que tentou matar a companheira com 15 golpes de faca, na…

13 minutos ago

Idoso morre após ser atropelado por Corolla e motorista foge sem prestar socorro em MT

Idoso morreu atropelado, na noite de domingo (25), próximo da Ponte de Ferro, na região…

3 horas ago

Bombeiros resgatam corpo de motorista após carro cair em rio do interior de MT

Um homem de 41 anos foi encontrado morto na manhã de domingo (25) após o…

3 horas ago