Categories: Featured

Após temporal, Cotriguaçu segue em alerta com previsão de mais chuva

Após a forte tempestade que atingiu Cotriguaçu, a 920 km de Cuiabá, nessa terça-feira (20), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que há previsão de continuidade das chuvas, com acumulado de pelo menos 80 milímetros nos próximos três dias. Esse volume corresponde a 26% do esperado para todo mês, estimado em 307 milímetros.

Segundo o meteorologista Guilherme Borges, esse volume não é comum em um espaço de tempo tão curto. Borges afirmou ainda que o maior volume deve ser registrado entre quinta (22) e sexta-feira (23), associado à formação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026.

  • 🔎 A ZCAS é um sistema típico do verão brasileiro, caracterizado por uma extensa faixa de nuvens carregadas que se estende da região amazônica até o Sudeste e concentra a chuva por vários dias seguidos sobre as mesmas áreas.

Segundo o Inpe, somente nas últimas 24 horas o volume de chuva registrado no município chegou a 93 milímetros, o que corresponde ao esperado para cerca de 10 dias.

Estragos

Moradores relataram que a chuva teve início por volta das 4h e seguiu até cerca das 10h. Conforme registros feitos por eles, o temporal provocou alagamentos em diversas ruas, derrubou pontes e arrastou uma casa com a força da enxurrada no distrito de Nova União.

A secretária municipal do distrito, Delia Amancio da Silva, informou que 12 famílias foram afetadas pelos temporais.

Em nota, o Governo de Mato Grosso informou que determinou o envio de uma equipe da Defesa Civil ao município na manhã desta quarta-feira (21) para auxiliar nas ações diante dos danos causados pelas chuvas. A operação conta com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

A Defesa Civil do Estado informou que já vinha acompanhando a situação desde o início das chuvas, prestando orientações técnicas para o levantamento de danos e apoio à população, além de manter o monitoramento contínuo em Cotriguaçu.

A previsão é de que um caminhão com materiais de assistência emergencial seja encaminhado ainda nesta quarta-feira para atendimento aos moradores.

O Noroeste

Recent Posts

Operação conjunta recupera carga milionária de soja furtada de propriedade rural em MT

Uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar de Mato…

10 horas ago

MP analisa conduta de prefeito de Cuiabá após zombaria contra merenda escolar sem açúcar: ‘normas chatas’

Procurador aponta possível risco de práticas que contrariem as normas legislativas. Já o Conselho Regional…

10 horas ago

Porto dos Gaúchos recebe mais R$ 75 milhões em investimentos: “momento ímpar”, afirma prefeito

O município de Porto dos Gaúchos (a 610 km de Cuiabá) recebeu, nesta quinta-feira (12),…

10 horas ago

Padrasto sequestrado por enteados após feminicídio em MT pode estar morto, diz polícia

Lourival Lucena Pinto Filho é investigado pela morte de Gabia Socorro da Silva. À polícia,…

10 horas ago

Homem que contratou falso entregador para assassinar ex-esposa é condenado a 30 anos de prisão

O réu Edualdo Moreira dos Santos foi condenado a 30 anos, dois meses e 20…

10 horas ago

Operação contra irregularidades em motos prende quatro condutores em Cuiabá

Quatro condutores foram presos por infrações de trânsito durante a operação Tolerância Zero Motos, realizada…

10 horas ago