A Justiça de Mato Grosso determinou segunda-feira (20), a interdição parcial do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Tangará da Serra, a 253 km de Cuiabá, após constatar superlotação, problemas estruturais e condições inadequadas de custódia. Nos últimos 3 meses outros presídios foram notificados como de Arenápolis e Nortelândia em janeiro deste ano, Sorriso em novembro de 2025, seguido por Juína em dezembro.
Segundo a sentença, o CDP de Tangará da Serra tem capacidade oficial para 433 vagas, mas abrigava 513 detentos na data da decisão, cerca de 118% a mais da capacidade do local. O juiz considerou o número incompatível com a estrutura da unidade e apontou risco à segurança e à integridade dos presos.
O problema foi agravado pela interdição temporária de uma das alas da unidade, devido a danos nos beliches, e pela criação de uma ala destinada à população LGBTQIAP+, que exige separação adequada e maior espaço físico para um número reduzido de custodiados.
A decisão ainda relata condições precárias de acomodação, como:
Também foram identificadas falhas na assistência à saúde, que atualmente ocorre de forma limitada, sem médico presencial, com atendimento por enfermagem e telemedicina. O atendimento odontológico, segundo a decisão, está suspenso há meses.
Com a decisão, fica proibida a entrada de novos detentos na unidade até que a quantidade de pessoas seja reduzida para um patamar compatível com a capacidade do local. O Estado de Mato Grosso foi intimado a transferir pelo menos 50 detentos para outras unidades prisionais no prazo de até 15 dias, como forma de diminuir a superlotação. A medida abre exceção apenas para prisões em flagrante ou para o cumprimento de mandados de prisão expedidos pela Justiça local.
A interdição parcial segue parâmetros adotados pela Justiça em outros casos semelhantes no estado, envolvendo unidades prisionais interditadas por superlotação e condições insalubres.
Uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar de Mato…
Procurador aponta possível risco de práticas que contrariem as normas legislativas. Já o Conselho Regional…
O município de Porto dos Gaúchos (a 610 km de Cuiabá) recebeu, nesta quinta-feira (12),…
Lourival Lucena Pinto Filho é investigado pela morte de Gabia Socorro da Silva. À polícia,…
O réu Edualdo Moreira dos Santos foi condenado a 30 anos, dois meses e 20…
Quatro condutores foram presos por infrações de trânsito durante a operação Tolerância Zero Motos, realizada…