Variedade

Cordão Carnavalesco faz Centro Histórico virar festa em Cuiabá

Em fevereiro de 2026, a cultura popular toma conta do Centro Histórico de Cuiabá. E, nesse cenário, o Cordão Carnavalesco Vem Quem Quer retorna às ruas com mais uma edição de seu carnaval de resistência, reafirmando que ocupar o centro é também um gesto de afeto, memória e futuro.

As saídas do Cordão acontecem nos dias 14 e 16 de fevereiro, a partir das 16h, com concentração na Praça Santos Dumont e dispersão na tradicional Praça da Mandioca, um dos maiores símbolos da cultura cuiabana.

Fundado em 2023, o Vem Quem Quer é formado por artistas, professores, produtores culturais, aposentados, moradores do Centro Histórico e foliões independentes que acreditam na rua como espaço de encontro, convivência e criação coletiva.

Mais do que um bloco carnavalesco, o grupo se consolidou como um movimento de valorização do patrimônio material e imaterial de Cuiabá, recolocando o Centro Histórico no centro da festa – e da cidade.

A folia é voltada a todos os públicos, com organização, segurança e estrutura que garantem conforto aos participantes. A programação inclui carro de som, músicos e cantores nos dois dias de festa. O evento é organizado pela Liga Carnaval Cuiabá, em parceria com o Governo do Estado, e conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, responsável pela oferta de serviços como segurança, mobilidade urbana, saúde e limpeza durante os dias de evento.

A programação também se fortalece por meio de parcerias que constroem, cotidianamente, a resistência cultural no Centro Histórico, como o Maracatu Buriti Nagô, o Bloco Devotas da Mandioca, o Centro Cultural Casa do Centro e o Centro Cultural Casa das Pretas. Em conjunto, esses coletivos transformam o carnaval em um ato político de alegria, pertencimento e ocupação popular.

Além da festa, o Vem Quem Quer integra um conjunto de ações culturais que já fazem parte do calendário afetivo da cidade, como o Arraiá Vem Quem Quer e o Mês do Patrimônio Caloroso. Essas iniciativas fortalecem a economia criativa, o turismo e o comércio local, reafirmando que o Centro Histórico está ativo e em uso.

O Noroeste

Recent Posts

Rede Estadual de MT tem mais de 13,7 mil vagas disponíveis para o ano letivo de 2026

Aulas começam na próxima segunda-feira (2); pais que não confirmaram matrícula entram automaticamente na lista…

2 horas ago

Atuação de Botelho garante entrega gratuita de títulos definitivos a famílias do Jardim Renascer em Cuiabá

Moradores do bairro Jardim Renascer viveram uma noite histórica na última sexta-feira (23), durante solenidade…

3 horas ago

Dilmar Dal Bosco acompanha entrega de retroescavadeira no PA Vale do Seringal, em Castanheira

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) esteve, no último dia 23, no município de…

3 horas ago

Lei de autoria de Fábio Tardin garante aos idosos o direito a contas impressas sem custo adicional

Pessoa idosa agora tem garantido o direito a receber demonstrativos de consumo de água, energia,…

3 horas ago

Mato Grosso registra mais de 40 mil raios no último fim de semana

De sábado (24) para domingo (25), o número de ocorrências teve um aumento de cerca…

3 horas ago

Fake news e candidatos ligados ao crime: o que esperar do combate às fraudes eleitorais em MT

Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) apresentou os principais desafios esperados nas eleições deste ano. O Tribunal…

3 horas ago