O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) apresentou nesta segunda-feira (26) um plano para enfrentar os principais desafios da eleição deste ano, o que inclui combate às fake news e candidatos ligados ao crime organizado.
Esse tipo de fiscalização deve contar com parceria com a Polícia Civil. Além disso, o TRE também destacou um investimento maior em campanhas de cadastro de eleitores, com foco na participação dos jovens.
Entre as principais metas do tribunal está no maior alistamento de jovens entre 16 e 17 anos. Das 157 mil pessoas nessa faixa etária, somente 28% possuem o título de eleitor, segundo o TRE-MT.
Neste ano, as eleições são voltadas para escolher deputados estaduais e federais, senadores, governador e presidente da República.
Uma das preocupações da Justiça Eleitoral, contudo, é com o combate às fake news e deepfakes que usam Inteligência Artificial para criar imagens falsas.
Para o diretor geral do TRE-MT, Mauro Diogo, o combate neste segmento deve ser focado em acelerar o julgamento dos processos para preservar a lisura da eleição.
“Principal preocupação é a lisura, quer seja por candidatos apoiados por facções, quer seja a desinformação. O combate contra a desinformação será o Ministério Público Eleitoral, que vai juntar informações e provas, e caberá à Justiça Eleitoral para julgar esses casos. Investimos na rapidez dos processos. As demandas que chegarem neste campo serão analisados com rapidez”, afirmou.
Para os próximos quatro meses, a Justiça Eleitoral espera atender cerca de 100 mil eleitores que devem procurar cartórios e postos para novos alistamentos, transferências de outros estados e regularização de títulos cancelados.
Esse cenário deve elevar o número total de eleitores para mais de dois milhões até 6 de maio, quando se encerra o cadastro eleitoral, exatamente 150 dias antes das eleições.
Para se ter uma ideia, o orçamento destinado às eleições deste ano é de R$ 21,7 milhões, o que equivale a R$ 8,60 por eleitor.
Aulas começam na próxima segunda-feira (2); pais que não confirmaram matrícula entram automaticamente na lista…
Em fevereiro de 2026, a cultura popular toma conta do Centro Histórico de Cuiabá. E,…
Moradores do bairro Jardim Renascer viveram uma noite histórica na última sexta-feira (23), durante solenidade…
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) esteve, no último dia 23, no município de…
Pessoa idosa agora tem garantido o direito a receber demonstrativos de consumo de água, energia,…
De sábado (24) para domingo (25), o número de ocorrências teve um aumento de cerca…