A Justiça de Mato Grosso determinou a suspensão do concurso público da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MT), que oferece salário inicial de até R$ 32 mil para o cargo de fiscal de tributos estaduais. A decisão foi assinada nessa quarta-feira (29) pela 4ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá.
Em nota, a pasta informou que tomou ciência da decisão judicial que suspende o concurso e que está adotando as providências necessárias para cumprir a determinação relacionada à nomeação de candidatos aprovados em concurso anterior.
“O novo certame foi planejado com base na existência de cargos vagos, e que a situação está sendo analisada em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado para definição dos próximos encaminhamentos”, diz trecho do comunicado.
Segundo o juiz Paulo Márcio Soares de Carvalho, o estado ainda não cumpriu uma decisão judicial anterior, que determina a convocação de candidatos aprovados em um concurso realizado em 2001 para a segunda fase do certame.
Mesmo assim, a Sefaz abriu um novo concurso para o mesmo cargo, o que, conforme o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), caracteriza preterição de candidatos, que é quando a Administração Pública desrespeita a ordem ou o direito de nomeação de quem foi aprovado em concurso público.
Na decisão, o magistrado afirma que permitir a continuidade do novo concurso poderia causar prejuízos tanto aos candidatos antigos, que aguardam há mais de duas décadas o cumprimento da decisão judicial, quanto aos novos inscritos, que podem ser aprovados e nomeados, mas ter a situação anulada futuramente.
O processo tem origem em ações movidas por candidatos do concurso regido pelo edital que obtiveram decisão favorável transitada em julgado determinando a convocação para a segunda fase, composta por curso de formação, avaliação psicológica e investigação social. Apesar disso, a medida nunca foi executada integralmente.
Outro lado
Em nota, a Sefaz informou que está adotando todas as providências necessárias para cumprir a nomeação dos candidatos aprovados em concurso anterior. Confira:
“A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso informa que tomou ciência da decisão judicial que suspende o concurso para Fiscal de Tributos Estaduais, previsto no Edital nº 001/2025, e que está adotando as providências necessárias para cumprir a determinação relacionada à nomeação de candidatos aprovados em concurso anterior.
Esclarece, ainda, que o novo certame foi planejado com base na existência de cargos vagos, e que a situação está sendo analisada em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado para definição dos próximos encaminhamentos”.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na tarde desta terça-feira (3),…
Um ar-condicionado pegou fogo no Mercado do Porto, tradicional ponto de comércio no Centro de Cuiabá,…
O réu José Carlos Lemes Soares Júnior foi condenado pelo Tribunal do Júri da comarca…
Um homem de 66 anos, identificado como Aquino Lemes de Souza, morreu na manhã de…
Presidência da Assembleia garantiu primeiro aumento real em sete anos do RGA, modernizou processos e…
Aeronave já estava com os motores ligados quando foi abordada pelas equipes, que impediram a…