Categories: FeaturedSAÚDE

Pronto Atendimento Infantil da Unimed Cuiabá transforma ida ao médico em uma experiência de carinho

Assessoria – Quando uma criança adoece, o tempo parece correr mais rápido. O coração da mãe e/ou responsável aperta, a preocupação toma conta e o que se deseja é encontrar um lugar onde o filho seja cuidado com segurança, atenção e carinho. Para a criança, a ida ao médico muitas vezes vem acompanhada de desconforto, choro e insegurança.

Foi justamente pensando nesses momentos que a Unimed Cuiabá idealizou e transformou o seu Pronto Atendimento Infantil em um espaço verdadeiramente pensado para as crianças, inspirado no conceito de ludoterapia, uma abordagem que utiliza o brincar como forma de acolher, acalmar e cuidar emocionalmente dos pequenos.

Logo na entrada, pais e crianças percebem que não se trata de um hospital comum: iluminação suave, paredes decoradas com temas infantis, como a temática do trenzinho e o clima lúdico convidam os pequenos a “embarcar” em uma experiência diferente.

Mas o cuidado vai muito além da estrutura física. Um exemplo desse acolhimento é o Certificado de Coragem, entregue aos pequenos que precisam passar por procedimentos como medicação, suturas ou outros cuidados que costumam gerar desconforto e ansiedade.

“O certificado é mais um item na forma de acolher o paciente e tirar o desconforto. Não só na medicação, mas também em procedimentos como pequenas suturas e drenagens. Com a atenção da equipe, o sentimento ruim é minimizado, e tanto a criança quanto o familiar sentem esse acolhimento”, explica o pediatra Dr. Euze Carvalho.

Participante ativo de todo o processo de transformação local, o pediatra destaca que o ambiente lúdico faz diferença real na qualidade do atendimento. “As crianças ficam muito mais tranquilas quando chegam a um ambiente diferenciado. Quebra aquela ideia do hospital branco, que geralmente causa trauma. A temática com floresta, animais, brinquedos e uma equipe treinada para o acolhimento inicial ajudam a acalmar a criança e, consequentemente, os pais. Isso é essencial, inclusive para crianças com transtornos, como o autismo, tornando o atendimento mais tranquilo para todos”, relata.

Além do ambiente, a integração e a comunicação entre as equipes são apontadas como um dos grandes diferenciais da unidade. Desde a recepção até o atendimento médico, todos os profissionais foram preparados para olhar com atenção especial.

Para quem vive a experiência como mãe, o acolhimento é sentido na prática. Simone Silva, que acompanha a permanência da sua bebê na unidade, resume o sentimento. “Eu recomendo o Pronto Atendimento Infantil da Unimed Cuiabá. Fui bem atendida desde o início. Minha filha está recebendo tudo o que precisa, com um atendimento humanizado que traz tranquilidade. Todos atendem super bem.”

O diretor-presidente da Unimed Cuiabá, Carlos Bouret, reforça que a criação de um Pronto Atendimento Infantil verdadeiramente voltado às crianças sempre foi um compromisso de sua gestão. “Como médico e pai, sei o quanto as crianças ficam desconfortáveis ao ir a um hospital. Em nossa gestão vimos a oportunidade de transformar esse espaço em um ambiente mais acolhedor, onde a criança se sinta confortável e os pais também se sintam amparados”, afirmou.

Pronto Atendimento Infantil – O local funciona 24 horas por dia e está localizado na Rua Barão de Melgaço, 2057, bairro Centro Sul. A unidade conta com 10 leitos de observação infantil, 12 poltronas e uma sala de isolamento.

O Noroeste

Recent Posts

Presidente prevê baixa renovação na Assembleia e aposta em reeleição de até 23 deputados

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), apesar de…

6 horas ago

Justiça aponta falta de provas e livra ex-deputado estadual de pagar R$ 4,9 milhões em MT

A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada de Ações Coletivas, absolveu o ex-deputado estadual…

6 horas ago

Pivetta nega definição de Fábio Garcia como vice em sua chapa: “boato” I MT

Vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), pré-candidato do partido ao governo, em entrevista à…

6 horas ago

Menina de 3 anos morta afogada em parque aquático no ES era de MT e curtia 1ª viagem à praia

Parque aquático está com alvará vencido desde 2022 e ficará fechado durante esta semana. Menina…

6 horas ago

Polícia Militar continua combate às facções criminosas e deflagra segunda fase de operação em Cáceres

O Governo de Mato Grosso segue com policiamento intensificado no combate às facções criminosas na…

6 horas ago

Operação do Ibama intercepta madeira nativa ilegal na região Amazônica de Mato Grosso

Uma ação fiscalizatória conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)…

6 horas ago