Categories: Destaque MTFeaturedMT

Hospital Central em Cuiabá faz primeira cirurgia robótica pelo SUS em Mato Grosso

O Hospital Central de Alta Complexidade do Estado, unidade do Governo de Mato Grosso administrada pelo Einstein, realiza nesta quarta-feira (11) a primeira cirurgia robótica do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso. Além dessa, serão realizados outros 13 procedimentos cirúrgicos nesta semana, em pacientes adultos e crianças.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou o ineditismo da ação. “Além de ser a primeira cirurgia robótica pelo SUS em Mato Grosso, é também uma das primeiras cirurgias deste emblemático hospital, projeto que ficou abandonado por 34 anos em Cuiabá, mas que foi retomado e entregue pela atual gestão do Governo do Estado. É emocionante e histórico ver o Hospital Central iniciar as cirurgias com um procedimento também inédito no SUS do nosso estado. Quem ganha é a população”, avalia.

A cirurgia robótica será uma prostatectomia para remoção total da próstata, para tratamento de câncer. De acordo com o urologista e cirurgião robótico Fernando Leão, do Einstein Hospital Israelita, organização gestora do Hospital Central, esse tipo de intervenção apresenta diversos benefícios para os pacientes, assim como para os médicos.

“Usando o robô, o cirurgião atua de forma mais precisa, o que minimiza os efeitos da cirurgia para o paciente. Além disso, o médico tem seu campo de visão ampliado em até dez vezes e ganha mais amplitude de movimentos devido à pinça robótica flexível”, explica Leão, que se tornou cirurgião robótico pelo Programa de Robótica do Einstein.

Além dele, pelo menos seis outros profissionais (anestesiologistas, instrumentadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem) participam do primeiro procedimento cirúrgico a utilizar robótica no SUS de Mato Grosso.

O início das cirurgias é um importante marco na história do Hospital Central, que começou a atender em 19 de janeiro de 2026. O atendimento está sendo feito por fases, iniciando com pediatria, urologia, ortopedia e cardiologia. Gradativamente, a unidade está ampliando tanto a oferta de especialidades médicas quanto a de tipos de procedimentos.

“Agora, ampliamos o cuidado aos pacientes em todas as etapas: atendimento ambulatorial, diagnóstico e cirurgia”, explica a diretora hospitalar da unidade, Alessandra Bokor.

A previsão é de que, ainda no primeiro semestre, o hospital atinja a capacidade plena, abrangendo especialidades como cirurgia geral e do aparelho digestivo, ginecologia, mastologia, cardiologia, cirurgia vascular, neurocirurgia, onco-ortopedia e cirurgia cardiovascular.

“Estamos trazendo para Mato Grosso toda a expertise em cirurgia robótica do Einstein. Com a robótica, a prática médica ganha mais precisão nas cirurgias, porque o cirurgião tem uma visualização melhor de tecidos e mais controle dos movimentos. Com isso, diminui o risco de complicações e o paciente tem o período de recuperação reduzido”, conclui Alessandra Bokor.

O Noroeste

Recent Posts

Justiça nega soltar Sandro Louco e mantém líder do CV na PCE após considerar fugas e condenações

O juiz Geraldo Fidelis, da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, rejeitou o pedido da defesa…

35 minutos ago

Regularização fundiária avança em Cuiabá com entrega gratuita de escrituras definitivas

Mais uma etapa do maior programa de regularização fundiária urbana de Mato Grosso foi realizada…

35 minutos ago

Situação de emergência é homologada pelo governo após temporal que arrastou casa com enxurrada em MT

Decreto estadual reconhece a situação de emergência já declarada pela prefeitura em 22 de janeiro,…

36 minutos ago

Justiça Federal encerra ação contra corte de paredão no Portão do inferno em MT; entenda

Com o descarte das obras de retaludamento pelo governo, a ação movida pelo MPF e…

60 minutos ago

Deputado Max Russi cita “construção difícil”, mas quer Podemos na Câmara Federal I MT

Prestes a assumir o comando do Podemos em Mato Grosso, o presidente da Assembleia Legislativa…

1 hora ago

Governo oferece R$ 25 milhões à vista para assumir definitivamente o Hospital Santa Casa em Cuiabá

Em janeiro, o hospital recebeu duas propostas de compra, uma de R$ 40 milhões, apresentada…

1 hora ago