Categories: Politica MT

Justiça Federal encerra ação contra corte de paredão no Portão do inferno em MT; entenda

A Justiça Federal encerrou a ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) que pedia a suspensão das obras de retaludamento no trecho conhecido como Portão do Inferno, na rodovia MT-251, em Chapada dos Guimarães, nessa terça -feira (10).

decisão coloca fim ao processo aberto em outubro de 2024 devido às irregularidades encontradas nas obras de retaludamento, que consistiria na escavação e retirada de cerca de 180 mil metros cúbicos rochas. Entre os problemas apontados estavam:

  • ausência de motivação para aplicação do licenciamento simplificado;
  • indevida classificação de risco das obras de retaludamento;
  • nulidade da Autorização para Licenciamento Ambiental;
  • ausência de consulta prévia ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) quanto aos eventuais impactos das obras.

Em junho do ano passado, o Governo de Mato Grosso fez uma revisão no projeto de retaludamento após entidades ambientais e pesquisadores alertaram para os potenciais impactos ecológicos e incertezas técnicas do plano. Quatro meses depois, foi anunciada a construção de um túnel como alternativa na obra.

Ainda em novembro, o governo publicou um edital de licitação para contratar a empresa responsável por elaborar o projeto básico. As empresas interessadas têm até março deste ano para enviar documentos de habilitação e propostas para o estado.

Devido ao novo plano do governo, a ação levantada pelo MPF e MP-MT, segundo a decisão da Justiça Federal, perdeu seu objetivo.

O Noroeste

Recent Posts

Corpo de Bombeiros combate incêndio em terreno urbano e atende vítima de acidente de trânsito

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu, neste sábado (30), duas ocorrências…

9 horas ago

‘Amor em Movimento’: comédia romântica gravada em Cuiabá será exibida em rede nacional nesta segunda-feira (1°)

Filme é inspirado na trajetória do grupo de siriri Flor Ribeirinha e acompanha o início…

9 horas ago

Motorista morre e passageiro fica ferido após carro cair em vala de fazenda em MT

Segundo a perícia, vítimas haviam passado a noite consumindo bebida alcoólica; sobrevivente conseguiu se arrastar…

10 horas ago

Brasil goleia o Panamá por 6 x 2 no Maracanã na despedida antes da Copa do Mundo

CNN Brasil - O Brasil não tomou conhecimento do Panamá e goleou o adversário por…

10 horas ago

Vídeo; Motorista de ônibus é feito refém durante roubo e perseguição policial I MT

Um homem de 25 anos foi preso em flagrante, na noite desse sábado (30), após…

17 horas ago

Governador anuncia pacote de obras de infaestrutura na fronteira de MT com a Bolívia

A Região Oeste de Mato Grosso, fronteira com a Bolívia, está recebendo um pacote de…

17 horas ago