Categories: Featured

Gefron participa de apreensão de 4,3 toneladas de drogas e arsenal de guerra no Amazonas

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) atuou na operação que resultou na apreensão de 4,3 toneladas de drogas e de um arsenal de guerra com 10 armas de uso restrito e milhares munições, nesta quarta-feira (11), no Rio Solimões em Manacapuru, no estado do Amazonas.

A operação integrada que reuniu forças policiais do Amazonas, Polícia Federal, Polícia Nacional do Peru e contou com apoio da Inteligência do Gefron.

A ação retirou de circulação 3,9 toneladas de skunk, 426 kg de cocaína, oito fuzis e duas metralhadoras, mais de 3 mil munições de grosso calibre, 51 carregadores, motores e outros materiais ilícitos. A operação provocou prejuízo de R$ 114 milhões ao narcotráfico.

O coordenador do Gefron, coronel PM Manuel Bugalho Neto, considerou a apreensão histórica e destacou que a integração das forças de segurança entre outros estados vem se tornando fundamentais na desmobilização do crime organizado.

“Esta grande apreensão é o resultado do esforço do Governo do Estado de Mato Grosso em fazer o enfrentamento qualificado às organizações criminosas. Através dos investimentos na Segurança Pública, o Gefron consegue participar de operações além das divisas e fronteiras do Estado, seja participando de forma operacional, ou através da Inteligência Policial. Através da integração de forças conseguimos dar um duro golpe no crime organizado”, destacou.

A Operação

A operação iniciou após as forças receberem a informação de que embarcações suspeitas estariam deslocando-se da região de fronteira do Peru para o Brasil pelo Rio Solimões com armamento de fogo de grosso calibre e grande quantitativo de substâncias entorpecentes.

Equipes deslocaram-se até o município de Manacapuru, onde interceptaram duas embarcações suspeitas. No momento da aproximação policial, as equipes foram recebidas com intenso disparos de arma de fogo e arremesso de explosivos, sendo necessário revidar. Diante do tiroteio, os suspeitos abandonaram as embarcações e jogaram nas águas do rio e fugiram da abordagem policial.

Durante varredura nas embarcações, foi constatada a presença de armamento de uso restrito, compatível com armamento de guerra, bem como expressiva quantidade de substâncias entorpecentes.

Todo o material ilícito foi apreendido e encaminhado à sede da Polícia Federal do Amazonas.

O Noroeste

Recent Posts

MPF passa a investigar curso de Medicina da Unic e da Fapan após notas baixa em exames

O Ministério Público Federal decidiu instaurar um procedimento administrativo para acompanhar de forma contínua a…

50 minutos ago

Max Russi celebra envio de projeto que cria o Ser Família Pet

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi, destacou como um…

1 hora ago

Corpo de Bombeiros ativa Serviço Médico Avançado e Moto Resgate em VG

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com a Prefeitura de…

1 hora ago

Blocos parlamentares para 2026 são definidos

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (12), o  Ato…

1 hora ago

Setor de serviços fecha 2025 em alta, aponta IBGE

O setor de serviços encerrou 2025 com crescimento de 2,8% no Brasil, segundo dados da…

1 hora ago

Safra de grãos pode bater novo recorde no Brasil I MT

A produção de grãos no Brasil deve alcançar 353,4 milhões de toneladas na safra 2025/26,…

2 horas ago