Politica MT

Juiz manda Pedro Taques retirar ataques sem provas contra o governador Mauro Mendes I MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) determinou que o ex-governador Pedro Taques (PSB) remova publicações nas redes sociais com ataques à honra e à imagem do governador Mauro Mendes (União Brasil).

A decisão liminar, assinada pelo juiz-membro Pérsio Oliveira Landim, fixa prazo de 24 horas para a retirada do conteúdo e impõe multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

“Pela documentação que acompanha a inicial e especialmente o pagamento para o impulsionamento de conteúdo, não tenho dúvidas em concluir que é preciso fazer cessar os efeitos que a continuidade das publicações – e postagens – realizadas pelo representado possam representar à concepção do eleitorado em possível candidatura do tutelado representado pelo partido autor”, decidiu o juiz.

A medida é resultado de uma representação do Diretório Estadual do União Brasil em Mato Grosso, presidido por Mauro Mendes, que acusa Taques de promover uma sequência de postagens mensais e reiteradas, iniciadas em novembro do ano anterior, com objetivo de “desgaste de imagem, maculação da honra e manipulação da opinião pública”.

De acordo com o advogado Rodrigo Cirineu, que fez a representação, Taques tentou imputar crimes a Mauro Mendes atacando diretamente sua reputação. Ele comprovou no processo que os conteúdos foram impulsionados por publicidade paga, caracterizando propaganda antecipada negativa, ferindo a legislação eleitoral.

Na decisão, o juiz considerou, em análise preliminar, que as afirmações “destoam da crítica política” e transbordam para o campo eleitoral, mesmo sem pedido explícito de “não voto”. Para o relator, o conteúdo possui conotação eleitoral e atinge a honra de um pré-candidato, o que pode configurar propaganda antecipada negativa.

“Embora não seja possível aquilatar objetivamente os danos à imagem, no quantitativo eleitoral, que a ação do representado tem produzido à figura do futuro pré-candidato ora tutelado, é certo que sua veiculação e a demonstração de impulsionamento nas redes sociais, carreada nos autos, tornam necessária a tomada de providências, a fim de mitigar a prolação dos efeitos negativos”, conforme consta na decisão do juiz.

Ele ainda acrescentou que “impedir a disseminação, especialmente nas redes sociais operadas por obscuros algoritmos de propagação de conteúdo, de informações inverídicas ou tendenciosas é também uma forma de defender a democracia, ainda que não se possa afirmar categoricamente que a exposição a um conteúdo – seja positivo ou negativo de um candidato – vá se transformar automaticamente num voto ou não voto”.

Na avaliação do juiz, Taques, por ser advogado e ex-procurador da República, dispõe de outros meios institucionais para acionar órgãos competentes sobre fatos que considere ilícitos e que a opção por “divulgação massiva em rede social” reforçaria a intenção de obter proveito eleitoral.

Ordem abrange Facebook e outras redes

A determinação judicial inclui a remoção de publicações no endereço no facebook e em outras redes sociais e meios digitais sob controle do representado, sempre que houver ataques à honra ou imagem de Mauro Mendes — além da obrigação de se abster de novas publicações “semelhantes”.

Pedro Taques tem prazo de dois dias para apresentar defesa. Depois disso, os autos serão encaminhados ao Ministério Público Eleitoral para parecer.

O Noroeste

Recent Posts

Família faz dois enterros de filho após hospital esquecer perna amputada em MT

Cláudio Ramos Mamora, de 27 anos, morreu depois de um acidente de moto e teve…

4 horas ago

Policiais da Companhia Raio prendem dois homens por tráfico e apreendem 57 porções

Dois homens, de 18 e 21 anos, foram presos, na noite desta quinta-feira (12), por…

4 horas ago

“Estamos recebendo investimentos do Governo em todas as áreas para cuidar do nosso povo” afirma prefeito

O Governo de Mato Grosso vai investir mais R$ 30 milhões em obras e melhorias…

4 horas ago

Festividades de Carnaval e encontros religiosos recebem apoio da prefeitura

A Prefeitura de Cuiabá está apoiando a realização do Carnaval, junto à Liga dos Blocos…

4 horas ago

Trabalhador é resgatado após cair de 4 metros de altura em telhado de construção em MT

Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital. No momento do acidente, ele disse que estava…

4 horas ago

Polícia Civil cumpre mandado em VG contra golpes virtuais e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil de Mato Grosso deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão,…

4 horas ago