Um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontou que o programa Bolsa Família não reduz a participação das mulheres no mercado de trabalho. A exceção ocorre entre aquelas que têm filhos de até seis anos, quando há queda na presença feminina na força de trabalho.
De acordo com a pesquisa, a menor participação está relacionada, principalmente, às responsabilidades domésticas e ao cuidado com a família, que ainda recaem majoritariamente sobre as mulheres. O levantamento indica que elas dedicam, em média, dez horas semanais a mais do que os homens ao trabalho doméstico não remunerado.
O estudo também destaca a importância da presença feminina no mercado para o crescimento econômico do país. Segundo a análise, se a diferença na participação entre homens e mulheres no trabalho cair de 20 para 10 pontos percentuais, o crescimento econômico pode aumentar em até meio ponto percentual até 2033.
Outro dado apontado é que quase 85% das famílias beneficiárias do Bolsa Família são chefiadas por mulheres, que geralmente também ficam responsáveis pela administração da renda familiar.
Ainda conforme o FMI, metade das mulheres deixa o mercado de trabalho até dois anos após o nascimento do primeiro filho. Entre as soluções apontadas pelo estudo estão a ampliação do acesso a creches, o incentivo ao trabalho remunerado e a redução das desigualdades salariais entre homens e mulheres.
*Sob supervisão de Gene Lannes
Conhecidas popularmente como onça-preta ou “pantera negra”, as onças-pintadas com pelagem escura apresentam essa característica…
Neste sábado (14.02), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, fez questão de estar no…
Iracema Barzotto, 78, morreu em um grave acidente, na tarde de sábado (14), na zona…
Deputado estadual Eduardo Botelho (União), em entrevista à imprensa, divergiu do governador Mauro Mendes (União),…
Rodovia cruza uma parte do que é conhecida como o Chapadão do Rio Verde, em…
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), convocou os deputados estaduais para sessão extraordinária após o…