O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), convocou os deputados estaduais para sessão extraordinária após o carnaval, na próxima quinta-feira (19), às 9 horas. Uma das pautas principais a ser votada é o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 01/2026, que trata da licença remunerada dos servidores públicos para o exercício do mandato sindical em organização da categoria profissional.
O projeto limita a licença remunerada com o direito a dois mandatos eletivos seguidos, eleição e reeleição sindical. Após isso, a proposta de lei permite continuidadde da atuação sindical, mas sem afastamento do cargo do servidor, com o dever dele dividir a atuação sindical e profisional com flexibilização de jornada de trabalho.
A proposta é uma mensagem de autoria do Governo do Estado de Mato Grosso, mas tem aval de todos os chefes dos Poderes do Estado de Mato Grosso, segundo o governador Mauro Mendes (União Brasil). O governador é contra a licença remunerada a mais de dois mandatos seguidos dos servidores em sindicatos, o que ele considera como “antimocrático”. Ele aponta a legalidade e legitimidade equivalente às eleições partidárias no Executivo dos políticos, que só podem ter dois mandatos seguidos.
Um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontou que o programa Bolsa Família não reduz…
Neste sábado (14.02), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, fez questão de estar no…
Iracema Barzotto, 78, morreu em um grave acidente, na tarde de sábado (14), na zona…
Deputado estadual Eduardo Botelho (União), em entrevista à imprensa, divergiu do governador Mauro Mendes (União),…
Rodovia cruza uma parte do que é conhecida como o Chapadão do Rio Verde, em…
Leis e projetos valorizam a tradição e ampliam a proteção durante as festividades A Assembleia…