O imóvel tinha aproximadamente 70 metros quadrados e era construído predominantemente em madeira, o que contribuiu para a rápida propagação do fogo.
Imagens registradas mostram como ficou a casa de madeira atingida por um incêndio, após moradora do local atear fogo para espantar caramujos, no Bairro Brasília, em Sinop, a 481 km de Cuiabá, nessa segunda-feira (16).
No vídeo, é possível ver que o imóvel ficou completamente destruído. Apenas o banheiro, construído em alvenaria, permaneceu de pé em meio aos escombros (vídeo acima).
Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/6/f/kDkKscTVOI3aKainZU0A/af37274f-0224-4a94-be0f-b2e8a8a824c7.jpeg)
Segundo o Corpo de Bombeiros, ventava no momento em que a moradora colocou fogo, o que contribuiu para que as chamas se espalhassem pela vegetação e atingissem o imóvel.
Os bombeiros informaram que a casa tinha aproximadamente 70 metros quadrados e era construída predominantemente em madeira, o que contribuiu para a rápida propagação do fogo. Para controlar as chamas, foram utilizados cerca de 5 mil litros de água.
Duas viaturas foram mobilizadas para a ocorrência, sendo uma de combate a incêndio e outra de resgate.
O que fazer em casos de infestação?

Para evitar a contaminação por esse animal, o ideal, conforme o médico infectologista Nayro Ferreira, é que as pessoas limpem com frequência seus quintais, hortas e jardins, utilizando os produtos adequados, além de lavar bem frutas e verduras antes de consumi-las.
A primeira orientação, em caso de infestação de caramujos africanos, é entrar em contato com o Centro de Zoonozes de sua cidade, para que os animais sejam retirados com segurança e descartados de forma definitiva.
Caso não haja essa possibilidade:
- A catação deve ser feita com luvas de borracha.
- Para matá-los, a orientação é jogar os caramujos em uma solução de 6 litros de água para 1 litro de sal grosso ou cal virgem, ou uma solução de 3 litros de água para 1 litro de água sanitária.
- Em seguida, as conchas devem ser esmagadas, com um martelo por exemplo. As conchas podem preservar microrganismos e vermes causadores de doenças
- Por último, os caramujos devem ser enterrados, e nas covas, colocado uma quantidade cal virgem, para eliminar de vez os patógenos causadores de doenças.
Ver essa foto no Instagram




