Featured

Mercado, açougue e conveniência de posto são flagrados furtando energia e 5 pessoas são presas

Uma ação conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado e a Concessionária de Energia de Mato Grosso resultou na prisão de cinco pessoas na última sexta-feira (13), no interior do estado. Durante a Operação Energia Limpa, um mercado e três comércios foram flagrados cometendo o crime de furto e fraude de energia.

Em Primavera do Leste, uma casa de carnes e um mercado foram flagrados adulterando o medidor de energia elétrica, crime que se enquadra como estelionato, de acordo com o artigo 171 do Código Penal. Caso sejam condenados, os suspeitos podem pegar de 1 a 5 anos de prisão.

Os peritos da Politec também comprovaram, por meio de perícia técnica, uma fraude no consumo de energia de uma conveniência de posto em Rondonópolis. O gerente foi conduzido para a delegacia.

“As pessoas precisam entender que a fraude e o furto de energia são crimes passíveis de prisão, e não vamos mais tolerar essas ações aqui em Mato Grosso. Além de colocar a segurança das pessoas em risco, esse crime pode deixar um bairro inteiro sem energia e pesa na conta de todo mundo”, explica o gerente de Combate a Perdas da Energisa MT, Luciano Lima.

A Operação Energia Limpa é permanente e atua de forma estratégica no enfrentamento a fraudes e furtos de energia elétrica — práticas que podem causar acidentes, incêndios e interrupções no fornecimento.

A população pode denunciar irregularidades de forma anônima pelos canais oficiais das forças de segurança (190 ou 181) e pelos canais da concessionária de energia.

* WhatsApp (Gisa): (65) 99999-7974
• Aplicativo Energisa On
• Site: energisa.com.br
• Call Center: 0800 646 4196

Operação Energia Limpa

A Operação Energia Limpa encerrou 2025 com um balanço expressivo: 124 pessoas foram presas, número 113,8% maior que o registrado em 2024, quando 58 detenções haviam sido contabilizadas. Em 2026, a concessionária e as forças de segurança realizaram já realizaram 39 prisões em todo Mato Grosso.

O Noroeste

Recent Posts

Em áudio, feminicida diz à filha que iria “explodir a cabeça” da ex por ela não reatar relacionamento; ouça

Lucieni Naves Correia, de 51 anos, que foi assassinada a tiros pelo ex-marido Paulo Neves…

30 minutos ago

AL adia votação de projeto que limita reeleição sindical; ‘faltou debate’ I MT

Pautado para ser votado nesta quinta-feira (19), em sessão extraordinária, o projeto que altera as regras…

52 minutos ago

Incêndio destrói carreta carregada de soja em rodovia de MT

Apesar das proporções do incêndio, ninguém ficou ferido; o atendimento foi finalizado após duas horas…

2 horas ago

Homem morre ao ser atingido por descarga elétrica durante obra em MT

Edilson Gonçalves Jorge de Souza, de 42 anos, realizava serviços de drenagem profunda quando uma…

2 horas ago

Menor é apreendido com roupas e simulacro de pistola usados no dia da morte de advogado em MT

Um adolescente que teve o envolvimento na morte do advogado e motorista de aplicativo, de…

2 horas ago

Cuiabá abre processo seletivo para contratar médicos com salário de quase R$ 11 mil

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, publicou o Edital…

2 horas ago