26 C
Cuiabá
sexta-feira, fevereiro 20, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCarreta ‘Agora tem Especialistas’ amplia atendimento para pacientes, inclusive da Capital

Carreta ‘Agora tem Especialistas’ amplia atendimento para pacientes, inclusive da Capital

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A carreta ‘Agora tem Especialistas’ voltada à saúde da mulher, instalada em Várzea Grande, desde o começo do mês, segue ampliando o acesso da população aos serviços de diagnóstico, conforme pactuação previamente estabelecida com o Ministério da Saúde. Nos primeiros 15 dias, os atendimentos foram direcionados às pacientes de Várzea Grande. Desde o dia 13 de fevereiro até 6 de março, a oferta dos exames foi estendida para atender toda a Baixada Cuiabana, incluindo pacientes de Cuiabá.

A iniciativa tem sido fundamental para reduzir a fila de espera por exames especializados, especialmente ultrassonografias e mamografias.

Moradora do bairro CPA, Cleide da Silva conta que aguardava desde o ano passado pela autorização de um ultrassom transvaginal. “Eu já estava esperando há muito tempo. Quando a regulação entrou em contato, fiquei muito aliviada, porque já não tinha mais previsão”, relatou.

Outra beneficiada foi Vânia Ferreira da Silva, de 44 anos, diarista e moradora do bairro Alto do Parque 2, em Cuiabá. Ela soube da carreta por meio do rádio e se surpreendeu ao receber a autorização do exame. “Como eu trabalho como diarista, deixo o celular no silencioso e não vi as ligações da regulação. Eles ligaram para outro número que estava no cadastro, falaram com meu namorado e aí ele me avisou. Eu já tinha até esquecido desse exame, de tanta demora. Fiquei muito feliz quando soube que estava autorizado”, contou.

A dona Maria Guimarães também comemorou o atendimento. Ela levou a filha Cassandra, de 13 anos, para realizar um ultrassom pélvico de acompanhamento da puberdade. Segundo ela, a família recebeu a ligação informando a disponibilidade do exame e não hesitou em comparecer.

Já Eliane de Souza levou a filha de 19 anos para realizar um ultrassom mamário. A jovem faz acompanhamento de um nódulo desde os 13 anos, com exames a cada seis meses, e aguardava há quase um ano pela realização do procedimento. “Quando a regulação ligou, não perdi tempo. Esse exame é muito importante para o acompanhamento dela”, afirmou.

ATENDIMENTO EM VÁZEA GRANDE – De acordo com relatório da empresa Vital Saúde, responsável pela operação da carreta, entre os dias 30 de janeiro e 12 de fevereiro foram realizados 484 atendimentos especializados. Do total, 162 foram mamografias, correspondendo a 33,5% dos procedimentos, enquanto 307 exames de ultrassonografia transvaginal representaram 63,4% dos atendimentos. Também foram realizados 12 ultrassons pélvicos (2,5%) e três ultrassons mamários (0,6%), evidenciando a ampla oferta de exames voltados à saúde da mulher no período.

Todos os exames de ultrassonografia realizados no período foram avaliados por médico ginecologista, com emissão de laudos e o fechamento dos cuidados integrados garantindo, segurança assistencial, qualidade diagnóstica e adequada orientação clínica às pacientes.

Atualmente, 93 resultados de mamografias ainda estão pendentes de devolutiva, em razão do fluxo de processamento e liberação dos laudos especializados. A entrega dos resultados será realizada por meio de telemedicina, com orientação médica e encaminhamento quando necessário, assegurando a continuidade do cuidado.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -